Economia brasileira está ficando atrasada, diz FMI
A diretoria do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou essa quinta-feira (9) que o Brasil é uma das economias que está “ficando para trás” e atribui a responsabilidade ao país e não à situação mundial ou do grupo de países a que o Brasil pertence.
© Reuters
Economia Christine Lagarde
Para Christine Lagarde, não é mais tido em consideração que as dificuldades de um país sejam resultado da situação dos seus vizinhos ou da comunidade internacional. A diretora do FMI afirmou que o Brasil é um dos países que não está sofrendo retrocessos econômicos e que não é fruto de um fracasso geral dos grupos de países mas sim um caso individual, escreve o Globo.
“O que notamos claramente, na análise que fazemos, é cada vez mais especificidade de cada país. Não é como se um grupo de
países, economias avançadas ou mercados emergentes, esteja se recuperando e o outro esteja ficando para trás. Dentro de cada grupo, alguns países estão à frene e outros estão ficando para trás”, disse Lagarde.
A diretora avaliou ainda de que forma esses especificidades influenciam os blocos de países mais ricos. “Nos países ricos, claramente a recuperação é puxada pelos Estados Unidos e Reino Unido, enquanto que a zona euro e o Japão estão ficando para trás. Nos mercados emergentes, temos um crescimento razoavelmente forte, ainda que mais lento, na China e melhor do que esperado na Índia. E claramente temos uma forte desaceleração em países como Brasil e Rússia”, avaliou Christine Lagarde.