Airbnb cresce 71% no Brasil
Salvador e São Paulo são destaque em crescimento, assim como as viagens domésticas em família
© Dado Ruvic/Reuters
Economia Números
O Airbnb divulgou dados inéditos da plataforma no Brasil em 2018: foram mais de 3,8 milhões de chegadas de hóspedes em imóveis alugados no país, o que representa um crescimento de 71% comparado ao ano anterior. As mulheres são maioria entre os anfitriões brasileiros (53%), e a idade média é de 44 anos. A movimentação do aluguel por temporada no ano resultou em uma renda anual média ao anfitrião típico de R$ 6.570. Segundo pesquisas do Airbnb feitas no ano passado com anfitriões brasileiros, 44% utilizam a renda do aluguel para fechar as contas do mês.
+ Spotify lança playlists inspiradas nos signos
Salvador e São Paulo foram cidades de destaque na plataforma em 2018: cresceram, respectivamente, 82% e 73% em chegadas de hóspedes. O Brasil conta com cerca de 220 mil anúncios publicados na plataforma e as viagens são, na grande maioria, domésticas.
O bom ritmo de crescimento da plataforma no país está associado à confiança dos viajantes na plataforma e também à presença cada vez maior de famílias viajando: no ano passado, mais de 640 mil famílias escolheram alugar um imóvel para temporada para terem mais privacidade e poderem ficar juntas. Outro grupo de usuários que foi destaque em 2018 foi o de hóspedes com mais de 60 anos: cresceu 93% em relação a 2017, acima inclusive da média mundial (66%).
Dados Brasil
219,8 mil anúncios ativos
R$ 6.570 é o ganho anual de um anfitrião típico
3,8 milhões é a chegada de hóspedes ao país em 2018 – aumento de 71% em relação ao ano anterior
4,2 dias é a média de estada por hóspede