Aeroporto Internacional do Rio homenageia os 450 anos da cidade
Aeroporto Internacional do Rio homenageia os 450 anos da cidade com pintura
© Reuters
Economia Pintura
Foi iniciada hoje (25), no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, a pintura de um mural com 21 metros quadrados para homenagear os 450 anos do Rio de Janeiro, comemorados no próximo domingo (1º). O projeto é da concessionária que administra o aeroporto, RIOgaleão, em parceria com uma indústria do ramo de tintas. A pintura está sendo feita pelo artista Paulo Consentino, que já pintou painéis em comemoração à Copa do Mundo no Brasil, nos saguões dos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Viracopos, em Campinas.
O mural retratará cenas típicas cariocas e alguns pontos turísticos da cidade, com vistas a mostrar a arte da rua no aeroporto internacional do Rio. Para Consentino, que no último ano pintou murais também na Espanha, Alemanha e Turquia, esse é um dos momentos mais esperados pelo artista. "Ter meu trabalho registrado em um dos mais lindos cartões postais do mundo vai ser inesquecível", disse o pintor, que terá, pela primeira vez, uma obra sua na cidade.
Segundo a concessionária, 98 litros de tinta serão usados no mural. De acordo com a diretora de Marketing da RIOgaleão, Renata Pinheiro, a homenagem ao Rio de Janeiro “será também a todos os cariocas que têm orgulho de sua cidade”. Renata ressaltou que Consentino é “um artista consagrado, apaixonado pelo Rio, e pode retratar bem esse sentimento em imagens”.
A obra será exposta do lado de fora do aeroporto, durante a primeira semana de março. Depois, será exposta no corredor, entre os terminais 1 e 2, até o fim do ano. Terminada a pintura no aeroporto, Consentino vai retratar outros ícones da cidade nos muros da comunidade Santa Marta, na zona sul do Rio. Com isso, o artista complementará a comemoração, em forma de arte, aos 450 anos da cidade.