Barcelona e Real empatam em jogo com protestos dentro e fora do estádio
Violência e protestos foram registrados durante o jogo nas ruas próximas ao estádio.
© Reuters
Esporte FUTEBOL-ESPANHOL
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Barcelona e Real Madrid empataram sem gols nesta quarta-feira (18), no Camp Nou, em jogo atrasado do Campeonato Espanhol.
Válido pela décima rodada da liga, o clássico deveria ter sido realizado no dia 26 de outubro, mas foi adiado em razão de manifestações populares que tomaram a Catalunha na ocasião, após a Suprema Corte condenar nove líderes separatistas a até 13 anos de prisão.
Havia a preocupação de que novos protestos pudessem eclodir nas proximidades do Camp Nou. Não só aconteceram fora do estádio, com confronto entre manifestantes e policiais, mas também durante a partida.
Aos 10 minutos do segundo tempo, no momento em que o chileno Arturo Vidal entrou como substituto de Nélson Semedo, o jogo precisou ficar paralisado por cerca de dois minutos depois que torcedores do Barcelona arremessaram bolas de futebol no campo.
Além das bolas, a torcida do Barça também exibiu duas faixas políticas nas arquibancadas do Camp Nou: uma delas dizia #SpainSitAndTalk (Espanha, sente-se e fale), lema do grupo manifestante Tsunami Democràtic, e a outra tinha a inscrição "Freedom" (Liberdade, em inglês).
As equipes dividem a liderança do campeonato, com 36 pontos. Os catalães, porém, levam vantagem sobre os madridistas no saldo de gols, primeiro critério de desempate: 23 gols de saldo para o Barça contra 21 do Real.