Seleção brasileira feminina de vôlei está na final em Toronto
Brasil vence Porto Rico de virada e busca a quinta medalha de ouro em Pan-americanos
© Reprodução/COB
Esporte Pan
A seleção brasileira feminina de vôlei está na decisão dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 e buscará no próximo sábado, 25 de julho, sua quinta medalha de ouro na competição – o Brasil foi campeão em Chicago 1959, São Paulo 1963, Winnipeg 99 e Guadalajara 2011. Nesta quinta-feira, dia 23 de julho, a jovem equipe brasileira venceu, de virada, Porto Rico, por 3 sets 2, com parciais de 18/25, 24/26, 25/22, 25/19 e 15/11, em 2h13min de jogo. "Foi uma vitória do grupo", ressaltou a ponteira Fernanda Garay, maior pontuadora da partida, com 28 acertos.
A jogadora recebeu um abraço e elogios do técnico da seleção brasileira, José Roberto Guimarães, após a vitória.
"A cumprimentei pelo que ela fez no jogo. Chamou a responsabilidade e virou bolas extremamente importantes", admitiu o treinador, que fez uma análise da partida. "Nos dois primeiros sets Porto Rico sobrou em todos os fundamentos. Deixamos elas abrirem e acreditarem que poderiam vencer. A partir do terceiro set, o nosso saque entrou e começou a fazer efeito. Nosso time felizmente se recuperou a tempo e conseguimos reverter o quadro. Foi bom. Mais uma final em nossas vidas".
As mudanças feitas por Zé Roberto também foram decisivas para a virada.
"É importante ter jogadoras à disposição e contribuindo. Esse é um ponto forte do Brasil".
O jogo
No primeiro set, Porto Rico mostrou um bom sistema defensivo e ainda contou com alguns erros do Brasil. Aurea Cruz foi o destaque do time porto-riquenho, que chegou à vitória por 25 a 18, em 26 minutos. No set seguinte, a seleção brasileira chegou a abrir uma vantagem de cinco pontos: 15/10. Porto Rico reagiu, aproveitando os contra-ataques e se valendo também dos erros do time brasileiro para ganhar por 26/24, após 31 minutos.
A partir do terceiro set, o Brasil entrou em quadra para o tudo ou nada. O passe foi mais eficiente. O bloqueio e as finalizações funcionaram. No tie-break, a levantadora Ana Tiemi foi para o saque e conseguiu quebrar a recepção adversária. Com isso, o Brasil abriu. A partir daí, a oposto Joycinha e a ponteira Fernanda Garay foram decisivas para a vitória por 15 a 11. Com informações do COB.