Revezamento 4x400m masculino do Brasil está na final em Toronto
Equipe faz o 4º melhor tempo das eliminatórias e vai à final com reais chances de medalha
© Reuters
Esporte Pan
O revezamento 4x400m masculino do Brasil enfrentou o forte calor da manhã dessa sexta-feira, dia 24, no CIBC Athletics Stadium, e se deu bem. Apesar do alto nível da bateria, a marca de 3:01.66s foi o suficiente para o time formado por Pedro Luiz de Oliveira, Wagner Cardoso, Jonathan da Silva e Hederson Stefani (pela ordem de entrada) se classificar para a final com o 4º melhor tempo das eliminatórias, e mostrar que está em Toronto para brigar por uma medalha.
“Todos nós demos 100% para estarmos nessa final, e nosso objetivo agora é ganharmos a medalha”, disse Jonathan da Silva. “Foi uma prova muito forte, com nível de mundial. Esperávamos correr forte na eliminatória para chegarmos ainda mais fortes na final, e conseguimos. Encaramos o Pan como uma preparação para o mundial, e queremos fazer um tempo ainda melhor na final de amanhã. Acreditamos que podemos baixar da casa dos três minutos”, complementou Wagner Cardoso.
No arremesso de disco feminino, Fernanda Martins ficou a menos de um metro da medalha de bronze. Enquanto a norte-americana Gia Lewis-Smallwood garantiu sua vaga no pódio com a marca de 61.26m, a brasileira chegou perto, mas a distância de 60.50m não foi suficiente para garantir sua medalha. “Esperava arremessar bem mais longe. O disco estava virando muito, não consegui fazer ele planar. Estou frustrada. Agora preciso esfriar um pouco a cabeça, entender aonde errei e melhorar muito minha parte técnica para o mundial da China”, disse Fernanda. A outra brasileira na prova foi Andressa de Morais, que terminou na 6ª colocação, com a marca de 58.08m.
O revezamento 4x400m feminino, formado por Geisa Coutinho, Flavia de Lima, Liliane Fernandes e Jailma de Lima foi eliminado após terminar sua bateria classificatória na 6ª colocação, com o tempo de 3:34.97s. ”Cada uma de nós sabe a dificuldade que foi chegarmos até aqui. Sofri o cansaço da prova de ontem, a Flavia também, mas tentamos. O nível da competição aqui em Toronto está muito mais alto do que o foi nível de Guadalajara em 2011, o que está tornando muito mais difícil a conquista de medalhas nesses Jogos. O resultado não foi o esperado, sabemos que tínhamos condições de chegarmos à final. Mas, apesar disso, temos que estar felizes por termos dado o nosso melhor”, disse Geisa Coutinho.
Nos 110m com barreiras masculino, os dois brasileiros não foram bem e ficaram fora da final. Eder Souza foi o 6º colocado na sua bateria, com o tempo de 13.80s. Jonatha da Silva fez a marca de 13.81s, e também foi eliminado sem ter a chance de lutar por uma medalha. No salto triplo masculino, cujo recorde dos Jogos Pan-americanos conquistado em 1975 pelo inesquecível João do Pulo completa incríveis 40 anos em 2015, Jefferson Sabino foi o 5º colocado, com a marca de 16.43m, e Jean Rosa foi apenas o 14º colocado, com a marca de 15.79m. No heptatlo feminino, após o término de duas provas, Vanessa Spínola é a 3ª colocada, com a somatória de 1915 pontos. A outra brasileira na prova é Tamara de Sousa, que vem na 9ª posição, com 1762 pontos. Com informações do COB.