Meteorologia

  • 23 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasil bate Argentina e é ouro no handebol masculino

A bela atuação do goleiro Maik foi decisiva para a conquista brasileira, que tinha apoio maciço da torcida nas arquibancadas

Brasil bate Argentina e é ouro no handebol masculino
Notícias ao Minuto Brasil

00:32 - 26/07/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Esporte Pan

Com direito a prorrogação e um tiro de sete metros (pênalti) perdido no último lance do tempo regulamentar, o Brasil se vingou da Argentina e conquistou a medalha de ouro no handebol masculino nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Com uma vitória dramática, por 29 a 27, a equipe do técnico espanhol Jordi Ribera soltou o grito de campeão que estava engasgado desde Guadalajara. Em 2011, o País ficou com a prata e ainda perdeu a vaga olímpica para os arquirrivais.

No Canadá, as seleções fizeram o quarto confronto consecutivo na competição, o 11.º em se considerando também o Campeonato Pan-Americanos. Apesar do tropeço na última edição, o Brasil levou a melhor em Santo Domingo (2003) e no Rio (2007). Mas os argentinos tinham vantagem no retrospecto recente: a última derrota em finais para o Brasil havia sido em 2008. Agora, pelo menos comemoram a vaga olímpica, uma vez a seleção brasileira, como dona da casa, vai ao Rio por convite. Nem precisaria. Em Toronto, ganhou o handebol tanto no masculino quanto no feminino.

O JOGO - O equilíbrio entre as duas equipes deu o tom no primeiro tempo de jogo. Os brasileiros colocavam um gol de vantagem, mas rapidamente os argentinos respondiam e deixavam tudo igual. Os goleiros Maik e Matias Schulz travaram um duelo particular, com grandes defesas dos dois lados. Quem levou uma margem para o intervalo foi a Argentina ao abrir 11 a 9 nos lances finais da primeira etapa.

A seleção brasileira voltou para o jogo com a missão de se recolocar à frente no placar e contou com boas jogadas pelas mãos de Thiagus Petrus para empatar. No entanto, a igualdade durou pouco. Os argentinos aproveitaram algumas falhas dos brasileiros para retomar a ponta, chegando a abrir três gols de diferença. Mas o time não se deu por vencido e conseguiu tirar a diferença, passando a pressão para os argentinos. Com duas defesas espetaculares de Maik, o Brasil segurou a vantagem.

Com tudo igual no placar no último minuto de jogo, Diogo Hubner desperdiçou uma cobrança de 7 metros no lance final e levou o jogo para a prorrogação. Foram disputados mais dois tempos de cinco minutos e a indefinição continuou até o fim. Thiagus recebeu uma punição de dois minutos fora de quadra, deixando o Brasil com um homem a menos. Isso não pesou no resultado final, e a medalha veio na raça.

As duas equipes tiveram tranquilidade na trajetória até a decisão. Na fase classificatória, o Brasil superou Canadá, Uruguai e República Dominicana e manteve a invencibilidade ao derrubar o Chile na semifinal. A Argentina também obteve 100% de aproveitamento nas partidas anteriores. O desempenho comprova que ambas estão em um patamar acima dos outros rivais da América. Com informações do Estadão Conteúdo.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório