Meteorologia

  • 23 DEZEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bach e Merkel lamentam decisão de moradores de rejeitar Olimpíada

Em referendo no domingo, a maioria da população disse 'não', numa diferença de 51,6% a 48,4% para o 'im'

Bach e Merkel lamentam decisão de moradores de rejeitar Olimpíada
Notícias ao Minuto Brasil

15:39 - 30/11/15 por Estadao Conteudo

Esporte Hamburgo

O governo da Alemanha e o Comitê Olímpico Internacional (COI) lamentaram, nesta segunda-feira, a decisão da população de Hamburgo de rejeitar a candidatura da cidade para os Jogos Olímpicos de 2024. Em referendo no domingo, a maioria da população disse 'não', numa diferença de 51,6% a 48,4% para o 'im'.

Em comunicado, o presidente do COI, Thomas Bach, disse que a decisão sofreu influência do momento vivido pela Alemanha, com a chegada de centenas de milhares de imigrantes e refugiados. De acordo com ele, a situação "requer grandes esforços do governo da Alemanha e da sociedade e está causando sentimentos de incerteza".

O dirigente máximo do esporte olímpico admitiu que a decisão também está ligada aos recentes escândalos de doping e de corrupção que atingem diversas esferas do esporte. Para ele, "essa é uma oportunidade perdida pela Alemanha e por Hamburgo".

"Essa é uma decisão que não queríamos, mas ela é clara", afirmou o prefeito da cidade, Olaf Scholz, ao anunciar o resultado do plebiscito, no domingo. A Alemanha não recebe os Jogos Olímpicos desde 1972, em Munique, mesma cidade que recusou a realização dos Jogos de Inverno de 2022 também por meio de referendo popular.

O governo alemão se pronunciou por meio da porta-voz Christiane Wirtz que disse que a presidente Angela Merkel acredita que a decisão é "lamentável", mas que ela "obviamente respeita o desejo das pessoas".

Com a negativa da cidade alemã, quatro cidades ainda concorrem para receber a Olimpíada em 2024: Paris (França), Roma (Itália), Los Angeles (Estados Unidos) e Budapeste (Hungria). O Comitê Olímpico Internacional (COI) vai anunciar a vencedora em setembro de 2017.

"Parece que Olímpia e Hamburgo não combinam", afirmou Alfons Hoermann, presidente do Comitê Olímpico da Alemanha, que fez questão de ressaltar que a campanha de Hamburgo foi feita com muito compromisso e sem cometer erros.

A derrota da campanha pelos Jogos foi, de certa forma, uma surpresa, já que as pesquisas iniciais indicavam um apoio de 64% da população. No entanto, a crise de refugiados sírios, os ataques terroristas em Paris e uma ameaça de atentado em Hannover que causou o cancelamento de uma partida da seleção alemã acabaram por minguar o respaldo popular.

Entre os argumentos, a oposição à candidatura afirmou que os alugueis iriam disparar na cidade e se mostrou preocupada com o financiamento do evento. O cálculo preliminar dos custos para se realizar a Olimpíada em Hamburgo e Kiel (sede da vela, que apoio a proposta no referendo) era de 11,2 bilhões de euros, segundo os organizadores. Com informações do Estadão Conteúdo.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório