Após 29 jogos, Botafogo tem sete pontos a menos do que em ano do rebaixamento
O Botafogo terminou o Brasileirão de 2014 na 19ª colocação, com 34 pontos. A primeira equipe acima da linha de corte foi o Palmeiras, em 16º, com 40 pontos
© Shutterstock
Esporte FUTEBOL-BOTAFOGO
RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - A situação do Botafogo no Campeonato Brasileiro se tornou ainda mais crítica após a derrota para o Vasco. A equipe de Eduardo Barroca tem 23 pontos, nove a menos que o 16º colocado Fortaleza e sete a menos do que tinha a essa mesma altura, na 29ª rodada, em 2014, ano em que sofreu seu único rebaixamento desde a implantação do sistema de pontos corridos.
Há seis anos, o Botafogo abria o Z-4, com 30 pontos, um a menos que o Vitória, 16º colocado.
Entretanto, o pior ainda estava por vir. Com apenas quatro pontos conquistados nos últimos 27 possíveis -uma vitória, um empate e sete derrotas-, o clube teve seu descenso confirmado na penúltima rodada ao perder por 2 a 0 para o Santos na Vila Belmiro.
Leia Também: Internacional vence a quinta seguida e encosta no líder São Paulo
Por coincidência, o próximo compromisso do time de Barroca será contra os santistas, também fora de casa, no domingo (17).
O Botafogo terminou o Brasileirão de 2014 na 19ª colocação, com 34 pontos. A primeira equipe acima da linha de corte foi o Palmeiras, em 16º, com 40 pontos.
Leia Também: Diego desabafa sobre situação do Flamengo: 'Falar menos e jogar muito mais'
Segundo matemáticos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) especializados em estudos sobre estatísticas esportivas, o Botafogo só não teria risco nenhum de rebaixamento caso conquistasse 25 dos 27 pontos ainda em disputa.
O time terá que somar pelo menos mais 18 pontos para que a possibilidade de rebaixamento se torne menor que 50%. Ou seja, precisa vencer pelo menos cinco dos próximos nove jogos e perder no máximo três.
Apesar de o Botafogo ter um ponto a mais que o lanterna Coritiba, os matemáticos estimam que o alvinegro é a equipe do Brasileirão com maior chance de ser rebaixada. No momento, a probabilidade de queda do clube da equipe alvinegra seria de 98,5%, contra 98,4% dos paranaenses.