Santos precisa vencer e torcer por rivais para obter vaga na Libertadores
O time dirigido por Fábio Carille alimenta a esperança de ficar com uma das duas vagas para a pré-Libertadores na próxima temporada
© Reprodução / Twitter
Esporte Duelo
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Santos enfrenta o Cuiabá nesta quinta-feira (9), às 21h30, na Vila Belmiro, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O time dirigido por Fábio Carille não corre mais risco de rebaixamento, mas agora alimenta a esperança de ficar com uma das duas vagas para a pré-Libertadores na próxima temporada.
Para que isso aconteça, o Santos precisa, antes de secar os rivais, vencer o Cuiabá. Com o triunfo, o Peixe chegará aos 52 pontos e ainda terá a possibilidade de ser o sétimo ou oitavo colocado. Caso se confirme o triunfo, será a hora de torcer por ao menos três resultados na última rodada, que terá todos os confrontos na quinta-feira (9), às 21h30.
A chance de terminar em sétimo é bem remota, pois, para que se concretize, o Fluminense precisa perder da Chapecoense em casa. O time catarinense fez apenas 15 pontos e é o lanterna do torneio. O que alimentar a esperança santista é que a Chape precisa vencer para não ser a pior campanha da história dos pontos corridos, marca que é do América-RN, que somou 17 pontos em 2007.
Na luta para ser o oitavo colocado, o Alvinegro precisa ultrapassar as três equipes que atualmente estão com 50 pontos na tabela: América-MG, Atlético-GO e Ceará. Como o Santos, se vencer, vai aos 52, os empates destes times são suficientes.
Para que isso aconteça, o santista precisará torcer por dois de seus três maiores rivais históricos. Isto porque o São Paulo visita a equipe mineira no Independência, e o Palmeiras recebe o time cearense na Arena Barueri. Por fim, será a vez de apostar justamente no Flamengo para ficar com a vaga. A equipe carioca vai até estádio Antônio Accioly para duelar com os goianos.
Caso nenhum desses resultados aconteça, o Santos estará, ao menos, garantido na próxima edição da Sul-Americana. Com 49 pontos conquistados, o Peixe será, no pior dos cenários, o 14º colocado, o que é suficiente para se classificar para o segundo torneio entre clubes do continente.
"A vitória nos coloca na Sul-Americana com chance de Libertadores. Completo três meses de trabalho dia 9, de entendimento e atenção aos detalhes. Quero agradecer demais a diretoria, o presidente e os jogadores, que compraram ideias que seriam necessárias para esse momento conturbado. Curtir essa vitória, os 49 pontos, a vaga na Sul-Americana e, quem sabe, beliscar uma pré-Libertadores. Amanhã, com cabeça fria, começamos a pensar no futuro", contou o técnico Carille.
Na partida contra o Cuiabá, o treinador terá um problema para escolher o centroavante. Marcos Leonardo, que anotou quatro gols nas últimas três partidas, recebeu o terceiro amarelo e está suspenso. Assim como ele, Raniel, que entrou em seu lugar ontem (6), também foi amarelado e precisará cumprir suspensão. A tendência é que Léo Baptistão, que retornou de lesão, ganhe nova oportunidade. Diego Tardelli, que ainda se recupera de contusão, é a outra alternativa.
Dessa forma, a escalação do Santos para a partida deve ser a seguinte: João Paulo; Kaiky, Luiz Felipe e Danilo Boza; Madson, Zanocelo, Camacho (Felipe Jonatan), Marcos Guilherme e Lucas Braga; Marinho e Léo Baptistão (Tardelli).
Do outro lado, o Cuiabá ainda briga para não ser rebaixado para a Série B. O time de Jorginho vem de vitória em casa sobre o Fortaleza e busca pelo menos um ponto para escapar da queda. Se perder na Vila, o Dourado terá de torcer para que o Bahia não vença o Fortaleza ou para que o Juventude não derrote o Corinthians.
Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Horário: 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (9)
Juiz: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Transmissão: Premiere