Afinal, quanto a Globo ganha com o futebol?
Não é possível saber o valor absoluto, já que a rede Globo não divulga os dados de seus negócios, procedimento que em outras emissoras é padrão
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Esporte Faturamento
A briga pelo direito do Brasileiro-2019, entre Globo e Esporte Interativo fez surgir uma dúvida: Afinal, quanto vale no mercado a competição? Segundo o UOL, para responder a esta questão é necessário entender quanto de dinheiro o campeonato gera para a emissora. Não é possível saber o valor absoluto, já que a rede Globo não divulga os dados de seus negócios, procedimento que em outras emissoras é padrão. Entretanto, é viável identificar valores de ganhos globais com as informações reveladas aos clubes e ao mercado.
Atualmente, o molde de negócios praticados pela Globo implica um pacote entre 95 e 100 datas de futebol em TV Aberta por ano. Isto significa 280 jogos transmitidos para diferentes locais. Outros 76 jogos passam no Sportv, doi por rodada. No pay-per-view são passadas as 380 partidas do campeonato. No ano passado, a Globo injetou um total de R$ 1,3 bilhão em direitos de transmissão do futebol consideradas todas as competições e para todas as mídias.
Em 2016 o valor foi consideravelmente alterado. A exceção do Paulista, com valor acima de R$ 70 milhões, nenhuma outra competição gera custo alto à emissora, mesmo Libertadores e Copa do Brasil. Existem ainda custos para a operacionalização: uma transmissão de jogos custa um máximo de R$ 50 mil com a contratação de uma produtora. A Globo divulgou a transmissão de 1.700 jogos ao vivo em todo o grupo, e boa parte deles é de campeonatos do exterior. Mesmo incluída a produção para todos, o valor máximo seria de R$ 85 milhões para as transmissões.
Há ainda gastos menores para comercializar o pay-per-view. Fazendo a soma, o custo da emissora com direitos do futebol, mais a operação, não chegará nem perto de R$ 2 bilhões neste ano. E os ganhos são muito maiores. Na TV aberta, são seis as cotas de publicidade do futebol da emissora e cada uma foi negociada por R$ 245,7 milhões, o que leva o ganho anual a R$ 1,474 bilhão.
Esse valor subiu 83% em cinco anos, muito acima da inflação. Há outras 11 cotas de participação vendidas a patrocinadores grandes como a Nissan, cujos valores não são revelados. Isso significa que só com o montante obtido com TV Aberta, a emissora praticamente iguala o valor investido anualmente no futebol.
Além disso, com os direitos sobre os jogos, a Globo impulsiona a audiência de outros programas exibidos antes ou depois do futebol. Ao marcar as partidas para às 22 horas, horário que não agrada torcedores, ela evita concorrência a seus programas mais nobres como novelas ou Jornal Nacional. O Sportv é o canal esportivo de maior audiência na TV Fechada, e o terceiro mais assistido no geral atrás apenas de dois infantis. O maior lucro é gerado com a taxa paga por operadoras como Net e Sky. Esse valor também não é revelado. O colunista Ricardo Feltrin, do UOL, apontou que esse valor seria de R$ 12,50.
Mesmo o valor podendo ser ainda maior do que o rvelado, a Globo faturou cerca de R$ 3 bilhões de taxas por seus canais, já que são 20 milhões de assinantes de TV a cabo. Outros R$ 3 bilhões são gerados em anunciantes, elevando a renda da emissora a R$ 6 bilhões em TV fechada. No pay-per-view, o pacote de jogos pagos da Globo tornou-se um negócio muito lucrativo desde 2008. Entretanto, sua divisão de receitas continua igual com a maior fatia indo à emissora.
São cerca de 2 milhões de assinantes. Cada um deles pagando em média R$ 600,00 por ano. Isso eleva os ganhos do ppv a R$ 1,2 bilhão com os pacotes. Com os contratos com os clubes, a emissora fica com 62% do total e as agremiações dividem 38%. Há uma cota mínima de R$ 500 milhões para os times, isto é, 41% do total estimado arrecadado. Portanto, um percentual muito próximo do que efetivamente os times têm direito. Com a cota mínima, sobra para a Globo R$ 700 milhões do ppv.
Em 2014, a Globo declarou receitas líquidas de R$ 16 bilhões em todas as suas operações. Consideradas as três principais mídias, TV Fechada, Pay-Per-view e Aberta, a emissora consegue um valor certamente superior a R$ 3 bilhões com o futebol. Por isso, o futebol representa pelo menos 20% do faturamento da Globo em uma estimativa conservadora.