Embalado por quatro jogos sem derrota, o Grêmio aparece na segunda colocação com 61 pontos. Vasco e Bahia estão de olho nessa vice-liderança, com 59 e 58 pontos, respectivamente. A Tombense ainda tem um objetivo dentro da competição: se salvar do rebaixamento. Com 44 pontos, o time mineiro está na 14ª colocação, na disputa ainda com Novorizontino e CSA.
O técnico Renato Gaúcho está fazendo mistério sobre a provável escalação do Grêmio. O comandante está tendo que lidar como algumas baixas. A primeira delas é o volante Thaciano, que foi diagnosticado com uma distensão muscular na coxa direita e não irá atuar mais nesta Série B.
Mas o atacante Diego Souza, o lateral Edilson e o zagueiro Pedro Geromel estão fora por conta de desgaste físico. O atacante Guilherme, por sua vez, foi liberado para poder comemorar o aniversário do filho ao lado da família. Na quarta-feira à tarde aconteceu o último treino no rio de Janeiro e a delegação seguiu quinta-feira cedo para Muriaé, distante 300 quilômetros.
A principal novidade deve ser a presença de Gabriel Silva no meio-campo para exercer a função de armador no lugar de Lucas Leiva. No ataque, Elkeson vai substituir Diego Souza. A escalação oficial só vai ser confirmada momentos antes do jogo.
"Eu confio no meu grupo, que já atingiu seu principal objetivo que era o acesso. Agora vamos ter este jogo duro em Minas Gerais e depois vamos encerrar em casa contra o Brusque. Quero ter todos à disposição no jogo final diante da nossa torcida". disse o técnico gremista.
No Tombense, o técnico Bruno Pivetti irá contar com os retornos do lateral-direito Diego Ferreira e o atacante Ciel. O centroavante ficou de fora da partida contra a Chapecoense por conta de desgaste físico. Já o defensor cumpriu suspensão automática.
Por outro lado, o comandante terá duas baixas: o atacante Kleiton, que levou o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão, e o volante Nenê Bonilha que segue entregue ao departamento médico com uma lesão óssea no pé esquerdo.