Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

COB vai usar etapa do surfe para testar casa de praia nas Olimpíadas

O torneio pode definir os dois classificados do Brasil para as Olimpíadas no masculino

COB vai usar etapa do surfe para testar casa de praia nas Olimpíadas
Notícias ao Minuto Brasil

19:30 - 22/05/23 por Folhapress

Esporte Surfe

SÃO PAULO SP (UOL-FOLHAPRESS) - Assim como aconteceu nos Jogos de Tóquio, o COB (Comitê Olímpico do Brasil) não pretende utilizar a vila de atletas oferecida pela organização para hospedar os surfistas que vão defender o país nas Olimpíadas de Paris. Os brasileiros ficarão em uma casa de praia, que será testada na última etapa da temporada da WSL (World Surf League).

É comum em Olimpíadas que, em competições muito longe do chamado "coração dos Jogos", seja montada uma mini vila olímpica para os atletas se hospedarem. Mas, em Paris-2024, o surfe foi mandado para mais longe do que nunca: o torneio vai acontecer em Teahupo'o, no Taiti, no meio do Oceano Pacífico, praticamente do outro lado do mundo.

Será uma Olimpíada quase que à parte daquela que estará sendo realizada na França. E o COB, pesquisando no local, entendeu que a vila oferecida pelo Comitê Organizador era mais afastada da praia do que o ideal. Além disso, o comitê entende que a proximidade visual da praia é um diferencial esportivo para os atletas, que podem avaliar continuamente o mar e as ondas.

Essa fórmula já deu certo em Tóquio, quando a competição aconteceu na praia de Tsurigasaki. O time brasileiro ficou hospedado em uma casa à beira-mar. Italo Ferreira se aproveitou bem disso, levando como staff um colega que o ajudava a analisar as ondas.

"Poder checar as condições do mar, do vento e das variações de maré são fatores muito importantes para a modalidade. Entendemos que proporcionar a possibilidade de os atletas estarem conectados com as condições locais é uma vantagem competitiva grande", explicou o COB, quando questionado pela coluna.

Segundo o comitê, a casa será exclusiva da delegação brasileira e terá capacidade para acomodar "muito bem" todos os atletas e equipes multidisciplinares, além de fortalecer o sentimento de equipe. No surfe, ainda que a legião de brasileiros tenha recebido uma denominação, a Brazilian Storm, os atletas competem como indivíduos, não como parte de um time. Os Jogos Mundiais de Praia, que só recentemente passaram a contar com profissionais, são a exceção à regra.

EVENTO-TESTE

O uso das instalações no Taiti será testado durante a etapa da WSL de Teahupo'o, em agosto, durante duas semanas, incluindo uma etapa de treinamentos e o torneio em si.

O COB enviará uma equipe operacional que terá a função de planejar como vai funcionar a operação. Por exemplo: onde fica o supermercado mais próximo? Como se chega até lá? Que tipos de alimentos são vendidos?

"A ideia é chegarmos antes do início da etapa com a infraestrutura, operação e o chef brasileiro que trabalhou com o COB em Tóquio para montar toda essa operação no local e receber os atletas classificados para essa etapa da WSL", explicou o comitê.

Isso já será testado na etapa da WSL deste ano, com o COB oferecendo hospedagem na casa, alimentação, vídeo-análise, jet-ski para resgate, barco de apoio e translado entre o aeroporto e a casa.

O torneio pode definir os dois classificados do Brasil para as Olimpíadas no masculino. O país terá duas vagas definidas pelo ranking da WSL. Hoje, elas estão com João Chumbinho, líder do circuito, e Filipe Toledo, vice. Caso mais de dois brasileiros avancem entre os cinco que vão à WSL Finals, a disputa ficará para esta etapa decisiva.

Antes do Taiti, serão realizadas mais quatro etapas: no Surf Ranch (Califórnia), no fim deste mês, em Punta Roca (El Salvador) e Saquarema (RJ) em junho, e em Jeffreys Bay (África do Sul) em julho.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório