Meteorologia

  • 26 DEZEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ederson fica com o prêmio de melhor goleiro do mundo

Arqueiro do Manchester City, ele foi um dos responsáveis pelo ano extremamente vitorioso do Manchester City

Ederson fica com o prêmio de melhor goleiro do mundo
Notícias ao Minuto Brasil

22:24 - 15/01/24 por Folhapress

Esporte The Best

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ederson foi escolhido pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) como o melhor goleiro da temporada 2022/23. O brasileiro de 30 anos foi um dos premiados da cerimônia The Best, realizada em Londres na noite inglesa de segunda-feira (15).

Arqueiro do Manchester City, ele foi um dos responsáveis pelo ano extremamente vitorioso do Manchester City. A equipe azul conquistou o Campeonato Inglês, a Copa da Inglaterra e a Liga dos Campeões da Europa.

Em 51 partidas disputadas -três delas pela seleção brasileira-, Ederson tomou 45 gols. No caminho para o título europeu, buscou a bola no fundo da rede apenas quatro vezes em 11 partidas. Ainda mais impressionante, foi vazado só em três ocasiões nas sete partidas do mata-mata.

O paulista de Osasco se tornou o segundo brasileiro a vencer a eleição de melhor goleiro da Fifa, que tem votos de capitães e técnicos de seleções nacionais, jornalistas e torcedores. Alisson, do Liverpool, ficou com o troféu em 2019.

Para receber o prêmio, Ederson superou o belga Thibaut Courtois, 31, do Real Madrid, e o marroquino Yassine Bono, do Al Hilal. Em seu breve discurso, agradeceu a familiares, treinadores de goleiros do Manchester City e seus companheiros no time.

SELEÇÃO BRASILEIRA E VINICIUS JUNIOR TAMBÉM SÃO PREMIADOS

Fora lista de finalistas ao prêmio de melhor jogador, Vinicius Junior foi incluído na seleção da temporada, que é construída em parceria com a Fifpro, o sindicato mundial dos jogadores de futebol. Foi o único brasileiro da lista, que não tem Ederson.

Vinicius Junior forma o trio de ataque com o argentino Messi, que defendeu o Paris Saint-Germain antes de se transferir ao Inter Miami, e o inglês Bellingham, que chegou ao Real Madrid após período de destaque no Borussia Dortmund.

A seleção brasileira, apesar da fase terrível, também foi premiada. O time verde-amarelo foi agraciado com o prêmio Fifa Fair Play, por reconhecimento de seu ato contra o racismo, com o uso de uniforme preto em amistoso contra Guiné.

Ex-jogadores ilustres subiram ao palco para receber o troféu: Cafu, Roberto Carlos, Julio Cesar, Ronaldo, Belletti e Roque Júnior. "Futebol é uma das maiores ferramentas de inclusão social que existem no mundo. O racismo é uma questão de educação. Vamos educar as pessoas para que possamos viver em um mundo de igualdade", disse Cafu.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório