São gerações, posições, estilos de jogo, números diferentes... muitos argumentos existem. Em meio a esta indefinição, o jornal espanhol Marca recorreu ao ChatGPT para dar fim ao conflito. A IA analisou estatísticas, troféus, prêmios e outros fatores envolvendo todos os jogadores que passaram pela NBA. E chegou à seguinte resposta: Michael Jordan é maior que LeBron. A tecnologia tem resposta para absolutamente tudo. Se está certo ou não, ou se coincide com a opinião dos usuários, isso já é outro assunto.
O programa ainda foi além. Levando em consideração as posições dos jogadores e suas estatísticas, foram esboçados os dois quintetos ideais de todos os tempos. Jordan e LeBron seriam os alas, enquanto Earving Magic Johnson seria o armador do time. Tim Duncan seria o ala-pivô, enquanto Kareem Abdul-Jabbar tomaria conta do garrafão.
O segundo time ideal, segundo o ChatGPT, é passível de discussão. São eles: Oscar Robertson, Kobe Bryant, Larry Bird, Kevin Garnett e Shaquille O'Neal. É notável a ausência de nomes como Wilt Chamberlain e Stephen Curry, por exemplo. O primeiro é o jogador que mais possui recordes na NBA, além da histórica marca de 100 pontos. O segundo mudou a forma com que o basquete é jogado nos últimos tempos e é considerado um dos maiores arremessadores de todos os tempos - se não o maior. Nenhum dos dois sequer apareceu entre os 10. Curry é apenas o 24º.
A verdade é que, mesmo a tecnologia mais avançada com a base de dados mais completa, a discussão ainda existirá. Não há como obter uma resposta perfeita, com unanimidade. As discussões continuarão a existir, o que é benéfico para a popularização do esporte.
Confira os 12 melhores jogadores de basquete de todos os tempos, segundo o ChatGPT:
1º - Michael Jordan
2º - Lebron James
3º - Kareem Abdul-Jabbar
4º - Magic Johnson
5º - Larry Bird
6º - Shaquille ONeal
7º - Hakeem Olajuwon
8º - Kobe Bryant
9º - Tim Duncan
10º - Wilt Chamberlain
11º - Bill Russel
12º - Oscar Robertson