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Série de Senna tem 'alcance sem precedentes' no mundo, diz Netflix

A empresa tem divulgado o produto maciçamente em diversos países de um modo nunca antes feito em termos de conteúdos brasileiros

Série de Senna tem 'alcance sem precedentes' no mundo, diz Netflix
Notícias ao Minuto Brasil

23/12/24 09:45 ‧ Há 2 Horas por Folhapress

Cultura Streaming

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - O poder de atrair a atenção dos quatro cantos do mundo. Este é o fenômeno Ayrton Senna, que tem seu legado agora exibido para as novas gerações na era digital e é um sinônimo de sucesso para a Netflix, plataforma de streaming que lançou neste mês sua série biográfica.

 

Com uma estratégia de marketing agressiva, a empresa tem divulgado o produto maciçamente em diversos países de um modo nunca antes feito em termos de conteúdos brasileiros.

"Estamos levando a campanha do Senna a uma escala global, alcançando diversos países ao redor do mundo com iniciativas envolventes que capturam a emoção e a velocidade da série. Na América Latina, temos campanhas robustas no Brasil, Argentina, Chile, México e Colômbia. No México, uma das ideias utilizou elementos que borram a cidade, como outdoors, para simular a visão de um piloto de F1 e destacar a velocidade do piloto brasileiro. Na Europa, nossa campanha está ativa na Alemanha, Itália, Grécia, Reino Unido, Espanha, Portugal e República Checa", disse ao UOL a vice-presidente de marketing da Netflix na América Latina, Bianca Rosenberg.

Nos Estados Unidos, McLarens customizadas em homenagem a Senna desfilaram por Las Vegas durante o fim de semana do Las Vegas Grand Prix, além de marcarmos presença na emblemática Times Square e na Marquee da Netflix, em Los Angeles. Do outro lado do mundo, nossa presença também se estende até Shibuya, no Japão, destacando-se em uma das áreas mais vibrantes de Tóquio. É um alcance sem precedentes para uma série brasileira, algo que nos enche de orgulho

'PREPARE-SE PARA TORCER POR UM BRASILEIRO', DIZ OUTDOOR NA ARGENTINA

As ruas de Buenos Aires (ARG) já estavam agitadas de atleticanos e botafoguenses na caminhada para o Monumental de Nuñez, palco da final da Libertadores. Num muro próximo ao estádio, um outdoor chamava a atenção: "Preparate para alentar um brasilero (prepare-se para torcer por um brasileiro)". Tratava-se da divulgação da série "Senna", da Netflix.

O painel não era o único. Por onde se ia na capital argentina, encontrava-se uma peça publicitária de Ayrton, algo que poderia soar como uma ação ousada de marketing, mas que nem de longe traz reflexos da rivalidade futebolística. Por lá, todos respeitam e admiram o ídolo brasileiro.

"Claro que sim (assistir a série). Adoro a Fórmula 1. Senna é um piloto que está nos corações de todos os argentinos. E não só nas cercanias da América do Sul, porque ele tinha atitudes incríveis", declarou Diego ao UOL, torcedor do Racing.

Para a VP de marketing da Netflix, o humor foi a chave para transformar a rivalidade futebolística entre os países em homenagem ao piloto brasileiro.

Sabemos que a rivalidade entre brasileiros e argentinos no esporte é algo forte. Essa ideia é ao mesmo tempo um reconhecimento dessa rivalidade e uma homenagem ao ídolo que foi Ayrton Senna, capaz de romper barreiras de nacionalidade e unir o planeta em torno da F1 e, agora, da série. O uso do humor foi chave para transformar a rivalidade em homenagem

ARGENTINA POSSUI UM DOS MAIORES NÚMEROS DE FÃS DE SENNA

A Netflix, inclusive, aponta a Argentina como um dos países com maior número de fãs de Ayrton Senna. Segundo Bianca, esses dados foram fundamentais para que a plataforma investisse pesado em publicidade no país.

Produzimos séries e filmes focados em emocionar e entreter o mercado de origem onde é feita uma determinada produção, essa é nossa maior métrica de sucesso. Porém, nós também sabemos que algumas histórias têm grande potencial de exportação, como é o caso de Senna, minissérie ficcional sobre um ídolo mundial. Um dos países com maior número de fãs de Ayrton Senna, além do Brasil, é justamente a Argentina, e os times locais de marketing e relações públicas decidiram apoiar o lançamento com uma campanha ampla divulgação, que incluiu a criação de uma campanha de mídia, organização de entrevistas e uma pequena pré-estreia na embaixada brasileira em Buenos Aires

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