Atleta britânico congela esperma por medo do vírus zika
Campeão olímpico de salto em distância Greg Rutherford vai disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
© Getty Images
Esporte Zika
O atleta britânico Greg Rutherford decidiu congelar seu esperma antes de vir ao Brasil para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que acontecem de 5 a 21 de agosto. Greg, que é campeão olímpico em salto em distância, tomou a decisão em comum acordo com a esposa dele, Susie Verril, por medo do vírus da zika.
De acordo com o site Bem Estar, do G1, a esposa do esportista disse que o casal estava cada vez mais preocupado com o vírus, transmitido pelo mosquito Aeades aegypti, e que pode acabar provocando microcefalia nos bebês.
O sexo também pode transmitir o vírus, além de provocar problemas neurológicos em adultos, como a síndrome de Guillain-Barre, que causa paralisia e morte.
"Não somos pessoas que nos preocupamos desnecessariamente, porém mais de 100 especialistas médicos aconselharam a transferência dos Jogos para evitar que a propagação da doença se tornou um grande fator para que decidíssemos ficar. Além disso, decidimos congelar o esperma de Greg. Gostaríamos de ter mais filhos", disse Verril, que não vai ao Rio com o marido, assim como o filho que o casal já tem.