Arena Carioca 1 passa por megateste de público a 2 meses dos Jogos
Mais de 6 mil pessoas sentiram o que uma equipe de 500 especialistas em fluxo de multidão prepara para receber o espectador nas instalações do Rio 2016
© Rio 2016/Saulo Pereira Guimarães
Esporte Testes
Mais de 6 mil pessoas lotaram a
Arena Carioca 1
na semana passada para o duelo entre Brasil e Argentina pela Liga Mundial de
Voleibol. A menos de 2 meses dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a partida testou a estrutura e o funcionamento da instalação Olímpica do ponto de vista mais importante: o dos torcedores. E, na opinião de atletas e espectadores, o palco está pronto para receber as maiores estrelas do esporte mundial.
A tarde na Barra estava ensolarada, e os portões do Parque Olímpico foram abertos ao meio-dia. Quem ia a pé dali até a entrada do ginásio gastava cerca de 7 minutos, passando no caminho pelo
Vélodromo,
pelo
Centro Olímpico de Tênis
e por outras instalações que vão fervilhar em agosto. Um carrinho de golfe levava idosos, grávidas e pessoas com deficiência do portão do Parque à entrada da Arena Carioca 1, onde foodtrucks com bebidas, churrasquinhos e outras opções esperavam os torcedores.
“Achei o espaço todo muito bonito e gostei muito do atendimento que recebi”, afirmou Geni Fonseca, moradora do bairro de Paciência. Ela viajou uma hora e meia para assistir a um jogo de voleibol ao vivo pela primeira vez. O duelo, que começou às 14h15, não decepcionou. A vitória brasileira foi embalada por gritos da torcida no ginásio lotado e música entre um ponto e outro. Nos intervalos, banheiros e lanchonetes novinhos em folha recebiam os espectadores.
“É incrível ouvir a multidão gritar o seu nome”, afirmou Douglas, ponteiro da seleção brasileira.
O líbero Serginho garantiu que a arena está no mesmo nível das melhores do mundo. “O ginásio é muito bonito”, destacou também o jogador argentino Rodrigo Quiroga. “Os assentos são confortáveis e é fácil encontrar o banheiro”, disse Mateus de Souza, que foi ao ginásio torcer pelos Estados Unidos no jogo contra o Irã, jogo que sucedeu o clássico sul-americano.
O segredo do sucesso
Parte do sucesso da Arena Carioca 1 no teste da última semana se deve a uma equipe de 500 pessoas. O time foi criado pelo Comitê Rio 2016 para pensar estratégias que permitam o deslocamento confortável dos espectadores. O número de ingressos à venda e os hábitos dos fãs de cada esporte são alguns dos dados usados nas projeções feitas pelo grupo de especialistas em desenhar o fluxo de multidão.
De acordo com as contas do setor, cada torcedor deve passar cerca de 6h nas arenas nos dias de competição, entre assistir às disputas e passear pelo Parque Olímpico. “Para muitos, será a única oportunidade de conhecer esses locais”, explica Carolina Ghorayeb, gerente de Serviço de Evento no Rio 2016.