Rugby tem grupos definidos para os Jogos Olímpicos; confira
Cada competição, masculina e feminina, tem 12 equipes divididas em três grupos. Passam à fase decisiva os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados
© DR
Esporte Definição
Foram anunciados nesta terça-feira (28) os grupos do rugby de 7 para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Cada disputa, masculina e feminina, tem 12 equipes divididas em três grupos, cada qual com um cabeça de chave. Avançam à fase decisiva os dois primeiros colocados de grupo, além dos dois melhores terceiros colocados. A tabela de jogos sai em meados de julho.
No masculino, o
grupo A
é composto por Fiji (cabeça de chave), Estados Unidos, Argentina e Brasil. Já ogrupo B
tem África do Sul, Austrália, França e Espanha. O grupo C conta com Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Japão e Quênia.
Já o feminino tem no
grupo A
Austrália, Estados Unidos, Fiji e Colômbia. O
grupo B
conta com Nova Zelândia, França, Espanha e Quênia. E o
grupo C
fica com Canadá, Brasil, Grã-Bretanha e Japão.
Para Edna Santini, da seleção brasileira feminina, o sorteio foi favorável. "Eu prefiro não enfrentar seleções como Nova zelândia e Austrália na fase de grupos. Elas têm uma forte cultura do rugby, jogam em um nível altíssimo", analisou. "Para nós, terminar acima da oitava posição será uma conquista".
Edna, de 24 anos e apenas 1,53m de altura, é uma estrela em ascensão no rugby mundial. E vê o Brasil no caminho certo para na modalidade. "Não temos a cultura do rugby como outros países, mas a distância está diminuindo. O esporte tem crescido demais no Brasil, existem mais escolas e clubes praticando o esporte."