Fiji, quem diria, sonha com medalha olímpica no futebol
Euforia no país da Oceania é grande, e técnico Frank Farina brinca com otimismo exagerado: "Não somos a equipe de rugby de 7"
© Getty Images/Martin Hunter
Esporte Zebra
A classificação caiu no colo. Após a eliminação da Nova Zelândia, por escalar um jogador inelegível na etapa classificatória,
e uma vitória nos pênaltis sobre Vanuatu, a seleção sub-23 de Fiji se garantiu nos Jogos Rio 2016. Na análise fria dos fatos, as chances de a seleção conquistar uma medalha são mínimas. Mas vai explicar isso para os torcedores apaixonados. Por lá há quem sonhe com o pódio, que seria, inclusive, a primeira medalha da história do país.
Essa euforia, no entanto, não chega ao técnico da equipe, Frank Farina. Com os pés no chão, o comandante prefere ressaltar o crescimento dos jogadores ao participar de competição tão importante. E brinca ao lembrar que sua equipe não é a de rugby de 7, campeã mundial e, essa sim, favorita ao primeiro ouro Olímpico da história de Fiji.
"Fiji é uma pequena ilha, e esse é um campeonato novo para nós. Isso é um grande passo. Muita gente aqui está com altas expectativas, mas, se formos realistas, as chances são pequenas. Não somos o time de rugby de 7",
afirmou Farina ao site oficial da
Fifa.
Segundo o treinador, a pretensão da equipe é modesta. "Queremos ter uma boa performance, não passar vergonha e mostrar credibilidade. Essa é a realidade, e as pessoas que acham que vamos ganhar medalhas não entendem isso. Vamos ganhar experiência. É preciso não confundir ambição com habilidade", disse Farina, para depois brincar. "Mas coisas estranhas podem acontecer num campo de futebol. Basta se preparar bem."
A euforia dos torcedores veio em função da classificação para o Mundial sub-20 do ano passado. A seleção de Fiji venceu o torneio sub-20 da Oceania com uma campanha invicta - foram quatro vitórias e um empate.
"Ninguém esperava, mas conquistamos a vaga. No espaço de um ano, o futebol de Fiji cresceu muito", analisou Farina.
Nos Jogos Olímpicos, Fiji está no Grupo C ao lado de República da Coreia, México e Alemanha. A estreia na competição acontece dia 4 de agosto diante dos coreanos em Salvador. No Mundial sub-20, a equipe da Oceania enfrentou os alemães e foi goleada por 8 a 1. Ainda perdeu por 3 a 0 para o Uzbequistão, mas conseguiu uma inrcível vitória por 3 a 0 sobre Honduras.