Jogos do Rio já são marcados pela bagunça, diz jornal inglês
"Não importa o quão especial será, um desastre sem precedentes já terá acontecido", refere a publicação do The Guardian
© Reuters
Esporte Olimpíadas
Os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro estão prestes a começar e parece que os comentários sobre o evento já tomaram conta da imprensa internacional.
O jornal inglês The Guardian cita que estes serão os Jogos mais bagunçados até o momento. O texto foi assinado pelo jornalista David Goldblatt e apresenta críticas à organização da Olimpíada.
"Os preparativos têm sido muitas vezes uma vagunça, mas no acumulado, o Rio ainda pode se tornar o mais desordenado (dos Jogos). E não importa o quão especial (podem ser) os Jogos, um desastre sem precedentes já terá acontecido", diz um trecho.
A publicação d'O Globo conta que o jornalista escreveu um breve histórico dos últimos quatro anos do Brasil e do Rio de Janeiro. No texto, Goldblatt menciona os problemas de corrupção do país, o impeachment da presidente Dilma Rousseff "causado por um Congresso corrupto", as manifestações que tomaram as ruas em 2013, a ameaça do vírus Zika, os terroristas presos nas últimas semanas.
Além disso, o jornalista inglês fala sobre o crime organizado e a escalada de violência no Rio de Janeiro nos últimos anos.
No entanto, o The Guardian recorda que outras edições dos Jogos também foram marcadas por problemas. E refere ainda que, em 2014, John Coates, membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), havia declarado, em visita ao Rio, que a preparação dos Jogos de 2016 era "a pior já vista".
A publicação reconhece que mesmo com os problemas, a Rio 2016 está pronta a tempo para que os Jogos sejam um sucesso, pelo menos dentro de campo.