Meteorologia

  • 23 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Desempenho dos atletas do judô ameaça plano de top 10 do Brasil

O Comitê Olímpico Brasileiro sonhava com cinco medalhas dos tatames para chegar aos 27 pódios necessários; O Brasil já queimou quatro fichas

Desempenho dos atletas do judô ameaça plano de top 10 do Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

09:11 - 08/08/16 por Notícias Ao Minuto

Esporte Sinais

O judô brasileiro, dono de 19 medalhas olímpicas, segue em branco nas Olimpíadas.

O que causa espanto é a categoria é representada por quatro atletas com chance de pódio. Mas, as lutas no tatame não chegaram no resultado esperado.

A campeã olímpica Sarah Menezes subiu ao pódio em todas as competições que disputou este ano, mas ainda não ganhou nenhuma medalha nas olimpíadas.

Felipe Kitadai, bronze dos Jogos de Londres em 2012, também não mostrou a que veio. O mesmo aconteceu com o ex-número 1 do mundo Charles Chibana,que ficou pelo caminho. E Érika Miranda, medalhista nos três Campeonatos Mundiais do ciclo olímpico não fez a diferença para a equipe.

O coordenador da CBJ (Confederação Brasileira de Judô), Ney Wilson, foi duro ao falar qual nota daria para sua delegação. “Nota boa no caso de alto rendimento é medalha. E nós não conquistamos nenhuma. Chegamos a só uma disputa de bronze. Eu diria que estamos entre [a nota] cinco e o seis. E vamos brigar para reverter o quadro nos próximos cinco dias”, declarou.

Sinal amarelo para a modalidade que, nos planos do esporte brasileiro, é peça-chave para um lugar entre os dez melhores do quadro de medalha dos Jogos Olímpicos.

Desempenho

Chibana perdeu para o tricampeão mundial japonês Masashi Ebinuma. Felipe Kitadai, para dois atletas fortes da escola soviética. Nenhum deles era favorito em seus combates.

Sarah Menezes perdeu nas quartas de final para Dayaris Mestre Alvarez, uma atleta que ela venceu cinco vezes seguida. E Érika Miranda, para a chinesa Yingman Ma, que nunca subiu ao pódio em Mundiais .

Mas o judô ainda pode virar a mesa. Nesta segunda-feira, entra em cena a campeã mundial de 2013, Rafaela Silva. “Ela está muito motivada e é uma atleta que cresce competindo em casa. Ela usa a força da torcida, lida bem com os gritos. Tem tudo para ter um bom resultado”, avisa Wilson.

Depois dela, o judô ainda coloca em cena Mayra Aguiar (atual campeã mundial e bronze em Londres-2012), Tiago Camilo (duas medalhas olímpicas e um título mundial), Rafael Silva (bronze em Londres-2012) e Maria Suelen Altheman (duas vezes vice-campeã mundial) – sem contar Victor Penalber, bronze no último Mundial.

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) sonhava com cinco medalhas dos tatames para chegar aos 27 pódios necessário para o top 10 do quadro de medalhas. O Brasil já queimou quatro fichas.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório