Aos 49 anos, ex-piloto de F1 conquista seu 3º ouro paralímpico
Começando a competir em 2007, logo passou a colecionar pódios
© Reuters / Jason Cairnduff
Esporte Alex Zanardi
O ex-piloto italiano de Fórmula 1 Alex Zanardi, de 49 anos, conquistou nesta quarta-feira (14) a medalha de ouro na prova contra o cronômetro H5, para atletas com paraplegia, do ciclismo de estrada dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Ele superou o australiano Stuart Trip, segundo colocado, por apenas dois segundos. "Dedico este ouro a Gianmarco Tamberi", declarou Zanardi, se referindo ao saltador em altura italiano que era esperança de medalha nas Olimpíadas, mas foi cortado de última hora devido a uma lesão.
Protagonista de uma das maiores histórias de superação do esporte, o italiano foi bicampeão da CART (1997 e 1998) e disputou cinco temporadas na Fórmula 1, a última delas em 1999, pela equipe Williams.
Ao retornar para a CART, em 2001, sofreu um grave acidente no circuito oval de Lausitz, na Alemanha, e teve as duas pernas amputadas. No entanto, Zanardi nunca desistiu das corridas. Após uma longa recuperação, disputou o WTCC e obteve três vitórias.
Mas foi no paraciclismo onde ele se encontrou. Começando a competir em 2007, logo passou a colecionar pódios, culminando nas três medalhas paralímpicas nos Jogos de Londres, em 2012, sendo duas de ouro (cronômetro e em linha) e uma de prata (revezamento).
Beirando os 50 anos de idade, conseguiu repetir o título na prova contra o cronômetro no Rio de Janeiro. "Ele é igual ao vinho. Melhora envelhecendo", declarou o presidente do Comitê Paralímpico da Itália, Luca Pancalli. (ANSA)
Leia também: Lais Souza vê esperança de voltar ao esporte