Maior goleador da seleção italiana, Gigi Riva completa 72 anos
Ex-atacante marcou 35 gols em 42 jogos e foi vice em 1970
© Maurizio Lagana/Getty
Esporte Artilheiro
Gigi Riva, um dos maiores goleadores da seleção italiana, completa 72 anos nesta segunda-feira (7) e recebeu homenagens de diversos ídolos atuais do futebol da Itália.
O goleiro da Juventus, Gianluigi Buffon, gravou um vídeo para as redes sociais em que diz que "Gigi Riva sempre foi um exemplo" para os jogadores. Já o ex-zagueiro Fabio Cannavaro usou o Twitter para parabenizar Riva e postou uma foto dos dois em campo.
Os perfis oficiais da Fifa e da Seleção Italiana também renderam homenagens ao ex-goleador. Seu clube de coração e pelo qual disputou toda a sua carreira profissional, o Cagliari, postou uma mensagem no Twitter. "Imensamente, infinitamente, simplesmente Gigi Riva. Feliz aniversário, Estrondo de Trovão", escreveu o clube lembrando do apelido pelo qual o italiano ficou conhecido.
A importância de Riva para o futebol italiano é tamanha que ele recebeu o prêmio máximo de homenagem do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni). "Espero poder ir para a premiação, mas ainda tenho alguns problemas pelas velhas fraturas, entre as quais, aquela de Viena, que se faz sentir muito", disse à ANSA o ex-atacante lembrando da grave lesão que sofreu em uma partida da seleção italiana contra a Áustria.
No último sábado (4), o ex-Cagliari foi homenageado com uma exposição no Museu "del Grande Torino", que recebe mostras de grandes jogadores de todos os times italianos.
Para entender o quanto Riva foi importante, o próprio Garrincha definia o atacante como "o melhor do mundo depois de Pelé". O italiano defendeu sua seleção em 42 jogos e marcou incríveis 35 gols, média de 0,8, entre os anos de 1965 e 1974. (ANSA)