Ex-técnico da Argentina, Bielsa elogia a seleção brasileira de Tite
Treinador participa da 2ª Semana de Evolução do Futebol Brasileiro, evento promovido pela CBF
© Lucas Figueiredo / CBF
Esporte Tática
A 2ª Semana de Evolução do Futebol Brasileiro se iniciou nesta segunda-feira (8) com um debate de alto nível sobre táticas. Elogiando a apresentação e empolgação de Tite na palestra inaugural, Marcelo Bielsa subiu ao palco do auditório da CBF para compartilhar todo seu vasto conhecimento adquirido ao longo dos mais de 30 anos de carreira. Segundo convidado do dia, o argentino destacou a importância do poder de convencimento dos treinadores.
“A emoção é a chave para o treinador. É muito difícil convencer alguém se não crê até a morte no que propõe”, disse Marcelo Bielsa.
Ex-técnico das Seleções do Chile e da Argentina, "El Loco Bielsa", como é popularmente conhecido, defendeu a tese de que só existem 10 esquemas táticos utilizados no futebol. Segundo o experiente comandante, a qualidade dos jogadores é de extrema importância para aplicar as variações táticas existentes.
“Os grande times podiam mudar os esquemas táticos com os mesmos jogadores. Hoje temos o plano B. Cresci com a ideia que se o jogador é bom, é possível mudar o esquema com os mesmo atletas”, ressaltou.
Bielsa lançou mão da Seleção Brasileira atual para demonstrar como funcionam as variações dos 10 esquemas táticos apresentados no início da palestra. Ao fim da apresentação, o campeão olímpico de 2004 exaltou a flexibilidade da equipe brasileira sob o comando de Tite.
“Uma das coisas que é admirável nessa Seleção Brasileira é a flexibilidade”, afirmou Bielsa. Com informações da CBF.
Leia também: Exclusivo! Assis abre o jogo sobre despedida oficial de Ronaldinho