Podendo ser tetracampeão do mundo neste final de semana no GP dos Estados Unidos, Lewis Hamilton não deu chances para a concorrência e liderou as duas sessões disputadas nesta sexta-feira (20) em Austin, no Texas.
O inglês foi significativamente mais rápido que os rivais por todo o dia, e fechou os treinos com seis décimos de vantagem para o rival mais próximo, Max Verstappen.
O vice-líder do mundial, Sebastian Vettel, chegou a rodar na segunda sessão e terminou apenas com o terceiro tempo, a sete décimos de Hamilton.
Para piorar, o piloto perdeu parte do tempo dedicado à preparação para a corrida devido a um problema aparentemente no assento de sua Ferrari.
O alemão tem 59 pontos de desvantagem para o inglês, que será campeão no domingo caso faça pelo menos 16 pontos a mais que o rival.
Outro que esteve bem mais lento que Hamilton em Austin, a exemplo das etapas anteriores, foi Valtteri Bottas. O finlandês da Mercedes foi apenas o quarto, ficando à frente de Daniel Ricciardo, também bem mais lento que o companheiro Verstappen neste final de semana, e de Kimi Raikkonen.
Quem surpreendeu nesta sexta em Austin foi a McLaren, que ficou com o sétimo lugar com Fernando Alonso na sessão da tarde nos Estados Unidos, e em sexto na parte da manhã com Stoffel Vandoorne.
A Williams, especialmente com Felipe Massa, também teve um desempenho melhor do que o esperado e o brasileiro fechou o dia na oitava colocação.
Massa andou o tempo todo à frente das Force India, que fecharam o top 10.
A classificação para o GP dos Estados Unidos começa às 19h deste sábado (21) pelo horário de Brasília. A largada será às 17h do domingo (22). (Folhapress)