Rússia perde 1° lugar conquistado em Sochi-2014
Noruega assumiu a ponta
© REUTERS/Jim Young
Esporte Doping
A seleção nacional da Rússia perdeu o primeiro lugar no ranking final de medalhas, conquistadas durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi, na sequência da decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de retirar mais duas medalhas de ouro da Rússia.
Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 decorreram em Sochi entre 7 e 23 de fevereiro. A seleção da Rússia ganhou e liderou o ranking, conquistando 13 medalhes de ouro, 11 de prata e 9 de bronze.
Pela decisão do COI, os dois esportistas de bobsleigh que representaram a Rússia durante os Jogos, Aleksandr Zubkov e Olga Stulneva, perderam suas medalhes de ouro.
Em 2016, depois dos resultados de uma comissão independente da Agência Mundial Antidoping (WADA) quanto ao uso de doping pelos esportistas russos durante os Jogos Olímpicos em Sochi, foram criadas duas comissões para reavaliar amostras dos esportistas russos, bem como para estudar informações sobre a interferência do governo russo no sistema nacional de antidoping. A comissão é liderada por Denis Oswald e Samuel Schmid. A investigação da WADA foi iniciada depois das declarações do ex-diretor do laboratório antidoping de Moscou, Grigory Rodchenkov sobre o uso de doping pelos esportistas da Rússia durante os jogos.
+ Rússia perde 1° lugar conquistado nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014
Os trabalhos da comissão de Oswald levaram à perda de seis medalhas da Rússia: quatro no esqui de fundo (uma medalha de ouro, e três de prata) e duas no skeleton (uma de ouro e uma de bronze). No que se refere ao último, medalha de ouro foi repassada para outro esportista russo, seguido na classificação.
Depois das decisões da COI, foram tiradas da Rússia 3 medalhas de ouro, até então, deixando-a com 10 medalhas de ouro. (SputnikBrasil)