Sem medalhas, Coreia do Norte encerra participação nos Jogos
Entretanto, evento marca retomada de relações com Sul
© Getty Images
Esporte Pyeongchang
A Coreia do Norte encerrou nesta quarta-feira (21) sua 9ª participação nas Olimpíadas de Inverno na Coreia do Sul, sem nenhuma medalha.
Jong Kwang-bom, patinador de velocidade em pista curta, foi o último competidor dos 22 atletas enviados a Pyongyang. Dentre eles, estavam 12 jogadoras de hóquei que formaram uma seleção única com as atletas do Sul.
Apesar de sair sem premiações, o evento foi fundamental para a retomada de relações entre as Coreias, que não competiam juntas há 12 anos. Durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, os países entraram com a bandeira unificada. Os jogos também foram marcados por gestos simbólicos, como o aperto de mão entre Kim Yo Jong - irmã do ditador Kim Jong-Un e primeira da dinastia governante do Norte a visitar o país - e Moon Jae-In.
Durante os Jogos de Inverno, participam 2,9 mil atletas disputando 102 títulos. Pelo ranking, o país que se encontra com maior número de medalhas é a Noruega, seguida pela Alemanha e Canadá.
Desde sua primeira participação nos Jogos de Inverno e de Verão, em 1964, a Coreia do Norte conquistou 54 medalhas, sendo o halterofilismo a maior contribuição, com 17 medalhas. (ANSA)