Platini diz que sorteio da Copa de 1998 foi manipulado
Ideia era que França e Brasil só se enfrentassem na final
© REUTERS/Pierre Albouy
Esporte Manobra
O ex-jogador francês e ex-presidente da Uefa, Michel Platini, confessou que a organização da Copa de 1998 manipulou o sorteio das chaves para a seleção da casa (a francesa) só enfrentasse o Brasil na final.
"Quando organizamos o calendário, fizemos um pequeno esquema", disse Platini, em entrevista para a rádio France Bleu. "Se terminássemos em primeiro do grupo e se o Brasil terminasse em primeiro, apenas nos encontraríamos na final", disse. "Não tivemos problemas por seis anos para organizar a Copa do Mundo para, depois, organizar uma pequena manobra", comentou.
A manobra, na verdade, foi na definição dos cabeças de chave. Segundo Platini, conseguiram uma forma de colocar o Brasil no grupo A e a França no C.
Coupe du Monde 98 : la "petite magouille" de Platini pour que France et Brésil s'évitent jusqu'à la finale > https://t.co/UksyybrYSn pic.twitter.com/9wbjnv4pEl
— France Bleu Sport (@francebleusport) May 18, 2018
"Você acha que os outros não fazem o mesmo nas suas Copas? É uma brincadeira?", disse. "Brasil e França na final era o que todos sonhavam", completou, sem explicar como ocorreu a manipulação.