Com gol ‘esquisitão’ e uso de VAR, França sofre para vencer Austrália
A partida, válida pelo Grupo C do Mundial da Rússia, aconteceu em Kazan
© REUTERS
Esporte Copa do Mundo
A França venceu a Austrália por 2 a 1 neste sábado (16), na estreia das duas seleções na Copa do Mundo da Rússia. Os Bleus tiveram dificuldades para derrotar a equipe australiana, que mostrou muita força e disposição no duelo, válido pelo Grupo C do Mundial. A partida entrou para a história das copas, pois a arbitragem consultou o VAR para confirmar o pênalti que originou o primeiro gol do jogo. A tecnologia decidiu um lance pela primeira vez na história.
Os gols do triunfo francês foram anotados por Griezmann e Pogba. O tento da Austrália foi marcado por Jedinak.
Confira abaixo como foi a partida:
Primeiro tempo
Os primeiros 15 minutos da partida foram da França. Logo no início, Mbappé recebeu uma bola na direita e, dentro da área, bateu cruzado. Mas Ryan defendeu e jogou a bola para escanteio.
Aos 16, os australianos tiveram uma falta para cobrar. Com "veneno", a bola foi jogada na área dos Bleus e resvalou em Tolisso, que quase marca contra. Lloris salvou. O lance animou a seleção da Oceania, que a partir daí começou a trabalhar a pelota com calma e ganhou confiança no jogo.
Quem achava que os franceses dominariam o jogo, se enganou quando o duelo chegou na metade do primeiro tempo. A equipe de Didier Deschamps teve dificuldades para desenvolver jogadas e criar oportunidades de gol, e acabou vendo a Austrália gostar ainda mais da partida. Do minuto 15 em diante, o confronto ficou "lá e cá".
Aos 32, a França chegou forte. Griezmann recebe na área pela esquerda e deixa com Hernández, que chuta pro gol. Mas um pé da defesa adversária surge no meio do caminho e corta para escanteio.
Mas isso foi tudo no primeiro tempo. Nos últimos 10 minutos, a partida esfriou. A França parou na forte marcação e na disposição do time australiano.
Segundo tempo
As equipes voltaram para o jogo sem alterações.
A partida voltou morna, mas aos 10 minutos do segundo tempo o árbitro marcou pênalti para a França com o auxílio do VAR. Griezmann cobrou e abriu o placar: 1 a 0. Foi o primeiro lance, em uma Copa do Mundo, decidido com o uso do VAR. Histórico.
Griezmann goal from the spot to give France the lead. #WorldCup pic.twitter.com/8f6oDOZ0mV
— World Cup 2018 Related (@WorldCup18Info) June 16, 2018
Logo em seguida, a França quase marca o segundo. Só que um minuto depois, o zagueiro Umtiti faz besteira e toca com a mão na bola dentro da área: pênalti para a Austrália. O capitão Jedinak bate com total tranquilidade, rasteiro, no canto esquerdo de Lloris.
Também de pênalti, o capitão Jedinak empatou para a Austrália #Copa2018 pic.twitter.com/pzOXUJ94Ko
— Goleada Info (@goleada_info) June 16, 2018
Aos 18, o técnico Marwijk tirou Juric e lançou Nabbout. Aos 24, Deschamps fez duas alterações na França: saíram Griezmann e Dembélé, e entraram Giroud e Fekir. A Austrália então mexeu de novo, aos 25. Saiu Rogic e entrou Irvine.
Aos 32, a França fez a última alteração: saiu Tolisso, que acabara de receber um cartão amarelo, e entrou Matuidi.
No minuto 34, Pogba tabelou com Mbappé e depois com Giroud. Ele disputou a bola com Behich e, no bate e rebate, a pelota espirrou e entra por cobertura, de maneira muito esquisita. França na frente outra vez: 2 a 1.
Pogba’s clutch goal: pic.twitter.com/RYa6flGMeP
— 2018 World Cup Highlights and Goals (@The2018WC) June 16, 2018
A última substituição australiana ocorreu no minuto 40. Saiu Kruse e entrou Arzani.
A Austrália tentou reagir, mas o placar terminou com um 2 a 1 para a França.
Os onze iniciais
A França entrou em campo com a seguinte escalação: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti, Lucas Hernández; Kanté, Tolisso e Pogba; Mbappé, Griezmann e Dembelé.
A Austrália começou assim: Risdon; Sainsbury, Milligan, Behich e Jedinak; Mooy, Leckie, Rogic e Kruse; Nabbout.
França favorita
A seleção francesa é apontada como a grande favorita ao título. Pogba, Matuidi, Griezmann e Mbappé são alguns dos responsáveis por esse favoritismo. Mbappé, por exemplo, de apenas 19 anos, é visto com o grande craque da nova geração francesa.