Capital chilena vai receber final da Libertadores 2019 em jogo único
Além de Santiago, outras duas cidades concorriam à sede do jogo final da Libertadores no ano que vem: Montevidéu (Uruguai) e Lima (Peru)
© REUTERS
Esporte Santiago
Santiago, capital do Chile, foi a cidade escolhida para receber, em 2019, a primeira final de Taça Libertadores decidida em partida única. A Conmebol anunciou a decisão nesta terça-feira (14), após reunião do conselho da entidade sul-americana, em Luque, no Paraguai.
A decisão da Copa Sul-Americana do ano que vem, que também sofrerá alteração de formato e ocorrerá em jogo único, será em Lima, no Peru. Ambas as competições, assim, repetem o modelo em vigor na Europa com a Liga dos Campeões e a Liga Europa -final única e campo neutro.
Além de Santiago, outras duas cidades concorriam à sede do jogo final da Libertadores no ano que vem: Montevidéu (Uruguai) e Lima. A escolha, de acordo com nota divulgada pela Conmebol, levou em contra critérios como: capacidade de organização, logística, segurança, tecnologia, aspectos políticos, sociais, ambientais e legais, capacidade hoteleira, mobilidade e situações favoráveis para direitos comerciais e de transmissão de TV.
Membros da Conmebol inspecionaram as postulantes por dois dias e meio, de acordo com a entidade.
+ Messi tira 'férias' da seleção e pede para não jogar mais em 2018
"Essas decisões atendem o objetivo estratégico de promover o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano com mais recursos, mais investimentos e melhores padrões em todos os níveis", explicou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.
"Além de gerar mais receita para ser reinvestida no desenvolvimento esportivo, as finais únicas serão uma grande oportunidade para que a América do Sul dê um grande salto em infraestrutura esportiva, organização de eventos, controles de segurança, conforto e atenção nos estádios, e na promoção regional e mundial dos nossos torneios, clubes e jogadores", completou o dirigente.
Desta forma, o formato tradicional da Libertadores e da Sul-Americana, com jogos de ida e volta para a definição do campeão, será utilizado pela última vez em 2018.
Embora não tenha projetado uma data no comunicado emitido nesta terça, a final da Libertadores de 2019 deverá ocorrer em 23 de novembro, um sábado. Com informações da Folhapress.
PARTICIPE: Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799