Vaticano terá freiras e padres em equipe de atletismo
Primeira equipe vai contar com 60 atletas, formada por guardas, padres, freiras, farmacêuticos e um professor de 62 anos, que trabalha na biblioteca local
© Shutterstock
Esporte Esportes
O Estado do Vaticano lançou uma equipe de atletismo com o intuito de competir em eventos internacionais, como os Jogos Olímpicos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10), em parceria com o Coni (Comitê Olímpico Nacional Italiano).
A primeira equipe vai contar com 60 atletas, formada por guardas, padres, freiras, farmacêuticos e um professor de 62 anos, que trabalha na biblioteca local. O sonho do time a médio e longo prazo é alcançar o nível olímpico, o mais nobre do esporte.
"O sonho que temos é ver a bandeira da Santa Sé entre as delegações na abertura dos Jogos Olímpicos", afirmou o Dom José Sánchez de Toca y Alameda, presidente da equipe.
Para iniciar a trajetória no mundo dos esportes, o Vaticano precisa ser aceito na Iaaf (Associação Internacional de Federações de Atletismo, na sigla em inglês). Os dirigentes já entraram com o processo depois de firmar um acordo com o comitê olímpico da Itália.
+ Ingresso para abertura da Copa América custará de R$ 190 a R$ 590
Após a finalização deste trâmite burocrático, o Vaticano quer iniciar em pequenas competições, como os Jogos dos Pequenos Estados da Europa -destinado para estados com menos de 1 milhão de habitantes- e os Jogos do Mediterrâneo.
A estreia do time do Vaticano está agendada para o dia 20 de janeiro, na La Corsa di Miguel, uma corrida de 10 km em Roma. Com informações da Folhapress.