Contra a exclusão de portadores de deficiência auditiva, que normalmente não têm acesso ao mundo da música, o cantor de pop/funk Victor Hugo Leite dos Santos, conhecido como MC Milk, de 18 anos, acaba de lançar um clip com uso de Libras, a linguagem dos sinais para surdos.
A canção 'Você é linda', que também conta com legendas, já teve mais de 64 mil visualizações até o momento.
Em entrevista exclusiva para a Sputnik, MC Milk contou que a ideia de dar voz aos surdos após ouvir o relato de uma deficiente auditiva, que fazia licenciatura em dança explicando como sentia a música, apesar de não ouvir. Sensibilizado, Mc Milk decidiu aprender a linguagem das Libras e decidiu investir na conscientização de seus fãs sobre a questão.
"Eu ouvi o depoimento de uma garota que fazia licenciatura em dança e que também é surda. No depoimento, ao questionarem como ela fazia para escutar a música, a estudante disse que não escutava, mas ela conseguir sentir a música como as outras pessoas. Isso me tocou. Desde então eu decidir levar essa questão para o meu trabalho, e fazer algo para que as pessoas possam se conscientizar mais. Faço aulas de libras, a língua dos sinais, estou a cada dia aprendendo mais."
Segundo o cantor de Brasília, "qualquer um é capaz de se comunicar com um deficiente auditivo desde que queira, pois eles podem sentir a música e se emocionar."
Além do alto número de visualizações do clip, que conta com a imagem de MC Milk fazendo a linguagem dos surdos no refrão da canção, o jovem falou sobre a boa receptividade da música e que já está recebendo várias mensagens de mães de crianças e jovens com alguma deficiência auditiva elogiando sua iniciativa.
"As pessoas receberam muito bem. Estou recebendo mensagens de agradecimento de todo o Brasil, no meu Facebook, Instagram, na minha página pessoal. São adolescentes, mães de surdos. Inclusive no meu show pretendo levar intérpretes."
Para MC Milk, o artista tem que exercer também um papel social e promete que daqui para frente vai continuar com essas ações de inclusão. "Isso agora faz parte de mim, sem sobra de dúvidas, vou levar isso adiante. Nós já estamos pensando em outros projetos, quero conscientizar o máximo de pessoas." As informações são do Sputnik Brasil.