Em Frente Brasil apresenta primeiros resultados
O projeto registrou, em trinta dias, diminuição no número de roubos e assassinatos em cinco cidades com alto índice de violência
© Imagem ilustrativa (Ricardo Moraes/Reuters)
Justiça combate criminalidade
Lançado no final de agosto, e considerada a principal aposta do ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro para enfrentar a criminalidade violenta no país, o programa Em Frente Brasil já apresenta resultados positivos.
Em trinta dias, os cinco municípios onde a ação foi implementada registraram queda de 53% dos assassinatos e 40% dos roubos nos cinco municípios escolhidos para iniciar o projeto.
De acordo com Moro "na prática, nos cinco municípios, ao invés dos 83 assassinatos de setembro/2018, ocorreram 39 em setembro/2019. Os números ainda precisam melhorar, mas 44 vidas não foram perdidas para o crime. Roubos, foram de 3.500 para 2.316".
O programa Em Frente Brasil foi anunciado por Moro no início do ano e é inspirado em uma experiência adotada em Portugal para diminuir índices de violência.
O projeto-piloto envolve uma cidade de cada região do país, com altos índices de criminalidade: Goiânia (GO), Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR).
Na prática, nos cinco municípios, ao invés dos 83 assassinatos de setembro/2018, ocorreram 39 em setembro/2019. Os números ainda precisam melhorar, mas 44 vidas não foram perdidas para o crime. Roubos, foram de 3.500 para 2.316. Parabéns aos envolvidos e ao nosso Presidente.
— Sergio Moro (@SF_Moro) 2 de outubro de 2019