Crimes de policiais contribuem para aumento de homicídios
Amazonas, Rio, Pará e Amapá concentram as principais queixas contra agentes de segurança
© DR
Justiça Diagnóstico
Nesta quinta-feira (15), o
Ministério da Justiça revelou, através do 'Dados do Dignóstico de Homicídios no Brasil'
que a Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo são os Estados do País com o maior número de homicídios em números absolutos, ocasionados principalmente, pela ausência da polícia e a ocorrência de crimes de extorsão e agressão de agentes de segurança contra a população. Essas ações são apontadas como um dos fatores de violência com reflexos na taxa de homicídios no país.
Segundo o site R7, nos dados divulgados, a Secretaria Nacional de Justiça, revelou que unidades da Federação com maiores contingentes de policiais podem não ser os mais seguros.
Nordeste: Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia são os Estados com o maior número de vítimas de agressões e extorsões praticadas por policiais.
Sudeste: A incidência deste tipo de crime é maior no Rio de Janeiro onde 13,1% das pessoas entrevistadas alegaram terem sido vítima de crimes praticados por policiais.
Quando comparados todos os estados, os que apresentaram maiores índices de ação criminosa da polícia foram o Amazonas, Amapá, Rio de Janeiro e Pará.
No Rio Grande do Sul e Mato Grosso também têm índices preocupantes da ação policial com reflexos nas taxas de homicídio.
Violência doméstica
Ainda segundo a publicação, outro fator que aumenta os homicídios no Brasil é a
violência doméstica, que
é apontada como alta em Estados como Pará, Goiás, Espírito Santo e Acre. E baixa no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.