Manifestante condenado no Rio por atos em 2013 vai para prisão domiciliar
Rafael Braga Vieira, de 27 anos, foi indiciado por porte de material explosivo e sentenciado a cinco anos de prisão
© Divulgação
Justiça Pena
O
único manifestante condenado
por causa da atuação em protestos no Rio deixou a prisão para cumprir prisão domiciliar. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Rafael Braga Vieira, de 27 anos, ficou quase dois anos e meio na prisão e cumprirá o resto da pena com uma tornozeleira eletrônica, na casa da família.
Rafael foi preso portando duas garrafas plásticas de material de limpeza. Ele foi indiciado por porte de material explosivo e sentenciado a cinco anos de prisão.
Apesar de ter se tornado um símbolo das manifestações de junho de 2013, com direito a manifestações pedindo sua liberdade após sua condenação em dezembro do mesmo ano, Rafael disse ao G1 mal saber o que eram as manifestações daquela época.
"Nem sabia de nada que estava acontecendo naquele dia. O que eu queria era guardar o material que eu tinha recolhido para vender na feira", diz ele. Rafael afirma que conseguia até R$ 500 por semana vendendo o material (garrafas plásticas, latas, sobras de material de construção) recolhido Centro do Rio, como a feira do Morro da Providência. "Não estou envolvido com nada errado", garante ele.