Agentes penitenciários entram em greve pela 2ª vez em 30 dias no Rio
Categoria reinvidica pagamento de salários atrasados e reclama da péssima condição de trabalho
© Reprodução / Facebook
Justiça Geral
Os agentes penitenciários do Rio de Janeiro entraram em greve por tempo indeterminado na manhã deste sábado (28). Esta é a segunda paralisação do setor nos últimos 30 dias.
De acordo com o G1, a categoria reinvidica o pagamento do salário de dezembro e do décimo terceiro, que estão atrasados, e reclama da péssima condição de trabalho dentro dos presídios superlotados.
Os agentes são responsáveis pelos serviços básicos das casas de detenção, como contagem dos presos, alimentação e atendimento médico de emergência.
Um dia antes do início da nova paralisação, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, determinou o corte de ponto dos agentes que mantiverem o estado de greve e dobrou o valor da multa diária - de R$ 100 mil para R$ 200 mil - cobrada do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Estado.
O TJ justifica que a decisão foi tomada porque o sindicato teria descumprido um acordo de conciliação assinado na última terça-feira (24). No acordo, a instituição se comprometeu a manter os serviços, mas a categoria optou por manter a greve.
Leia também: Rio teve 769 policiais assassinados em sete anos