Especialista alerta para golpe em página falsa do Uber
De acordo com o especialista, essa prática criminosa é conhecida como "phishing", por "pescar" informações do usuários com falsas promessas
© Getty Images
Justiça Estelionato
Uma página falsa no Facebook tem enganado muitos consumidores com a promessa de premiar os usuários do aplicativo Uber com um desconto de R$ 100.
Com o nome de UberBr, a página exigia informações dos usuários em troca do falso desconto. O site, que já foi retirado do ar, contabilizava 20 mil curtidas, informa o Dia.
"É a primeira vez que o nome do Uber é usado em um golpe desse tipo", afirma o especialista em segurança digital e analista da Kaspersky, Fabio Assolini.
De acordo com o especialista, essa prática criminosa é conhecida como "phishing", por "pescar" informações do usuários com falsas promessas.
"Identificamos três casos nas últimas semanas, talvez por causa do carnaval. As pessoas precisam ficar atentas a este tipo de promoção, principalmente quando é tão generosa", alertou.
O professor de direito digital do Insper, Renato Opice Blum, explica que essa atividade é um caso de estelionato.
"Caso o criminoso seja identificado, a pena é de até cinco anos de prisão e pode aumentar de acordo com o número de pessoas atingidas pelo golpe aplicado", afirma o advogado.