Polícia faz megaoperação e prende 49 PMs suspeitos de apoiar tráfico
Batizada de Calabar, maior traidor da história do país, a ação conta com 800 agentes e 110 delegados
© Divulgação
Justiça Rio de Janeiro
Pelo menos 49 policiais militares foram presos nesta quinta-feira (29) numa operação para desarticular um esquema de corrupção em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, segundo a Folhapress.Outros cinco traficantes também já foram presos. Desde o início da manhã, policiais civis tentam cumprir 184 mandados de prisão preventiva da Operação Calabar. A ação, que busca 96 PMs e 70 traficantes, conta com 800 agentes e 110 delegados.
Policiais que forem presos responderão por organização criminosa e corrupção passiva. Se houver bandidos, o crime seria tráfico, organização criminosa e corrupção ativa. Segundo o G1, o esquema dos agentes pode ter lucrado, aproximadamente, R$ 1 milhão por mês para cada equipe de policiais que estava de plantão.
+ Ao menos três pessoas morrem em tiroteios em favelas
A atuação dos PMs era como "varejistas do crime". Chegavam até a ofertar serviços a traficantes, de quinta-feira a domingo, e circulavam em ruas de São Gonçalo para recolher o dinheiro disponibilizado pelos traficantes. O esquema foi descoberto há quase um ano pela Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG).
Agentes que investigaram o esquema estimam que a venda de favores e cobrança de dinheiro a traficantes rendesse, pelo menos, R$ 350 mil por semana aos PMs. Para chegar ao resultado, policiais da especializada interceptaram mais de 250 mil ligações.