Compadre de Fernandinho Beira-Mar, que estava foragido, é preso em SP
Periquito é apontado pela polícia como o principal fornecedor de armas e drogas de uma das maiores facções criminosas do Rio
© Reprodução
Justiça Mogi das Cruzes
Marcos José Monteiro Carneiro - conhecido como Periquito, Tio ou Grande - foi preso nesta sexta-feira (25) por policiais da 39ª DP (Pavuna), em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo. Ele é compadre de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, e estava foragido desde 2011.
De acordo com o jornal Extra, Periquito é apontado pela polícia como o principal fornecedor de armas e drogas de uma das maiores facções criminosas do Rio. Segundo investigações, ele já era é o responsável pela arrecadação do dinheiro obtido com a venda de drogas na favela Beira Mar, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, e tornou-se o maior fornecedor de armas e drogas do estado.
A polícia já tinha quatro mandados de prisão pendentes contra Periquito, sendo dois expedidos pela Justiça Federal por tráfico internacional de drogas.
+ Duas pessoas são presas no Rio em ação da Operação Ponto Final
A reportagem destaca que Marcos e Beira-Mar iniciaram juntos no crime. Em 1986, os dois receberam suas primeiras anotações criminais. Eles foram condenados a uma pena de seis anos por roubar diamantes de uma joalheria em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.
Periquito também é acusado de ser o mandante de uma chacina que deixou quatro pessoas mortas e outras duas feridas em Petrópolis, em 2014.