PM que matou turista na Rocinha diz ter ouvido disparo vindo do carro

Tenente prestou depoimento à Corregedoria da Polícia Militar, após optar por ficar calado ao ser ouvido na Divisão de Homicídios

PM que matou turista na Rocinha diz ter ouvido disparo vindo do carro

© Ricardo Moraes / Reuters

Notícias Ao Minuto
25/10/2017 22:24 ‧ há 7 anos por Notícias Ao Minuto

Justiça

Depoimento

O tenente da Polícia Militar Davi dos Santos Ribeiro, autor do disparo que matou a espanhola Maria Esperanza Ruiz Jimenez na Rocinha, disse ter ouvido som de tiro vindo do automóvel antes de disparar contra o carro que levava a turista.

Segundo informações do jornal Extra, esta foi a primeira vez que o policial contou oficialmente sua versão sobre o ocorrido, já que preferiu por ficar calado ao ser ouvido na Divisão de Homicídios.

O militar contou que estava próximo a um dos acessos à comunidade, após um confronto que deixou dois PMs feridos. Ele teria recebido um alerta “para ter atenção a um veículo Freemont” que vinha do Largo do Boiadeiro, local onde a mulher acabou baleada.

+ Polícia prende suspeito de integrar bando de Rogério 157 na Rocinha

Ribeiro afirma ter feito um sinal para que o carro parasse com uma doas mãos, enquanto com a outra segurava o fuzil. O oficial deu duas versões contraditórias sobre esse momento em que disparou: primeiro, disse que estava posicionado na lateral da via quando deu a ordem de parada; depois, afirma que estaria no meio dela, de frente para o carro.

Ele afirma que o veículo acelerou após o sinal de parada. Em seguida, ele teria gritado para que o veículo parasse e, depois, deu dois tiros para o alto. O militar teria ouvido um estampido e "acreditou que o disparo teria vindo do veículo". Ribeiro disse ter atirado mais duas vezes, com a intenção de acertar o pneu do carro.

Após o depoimento, a juíza Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, da Auditoria de Justiça Militar, concedeu liberdade provisória ao tenente na tarde desta quarta.

Partilhe a notícia

Recomendados para você