Mulher é presa por entrar com explosivos em presídio; 19 fugiram
Marido da detida, que está preso, não conseguiu fugir e ainda ficou ferido
© PixaBay
Justiça GO
A mulher de um preso da Unidade Prisional de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia (GO), Akylla Ferrão Antunes, de 24 anos, foi detida sob suspeita de facilitar a entrada de explosivos na cadeia. O material foi usado para derrubar o muro do presídio e facilitar a fuga de 19 detentos. Contudo, a Polícia Civil informou que o marido dela, Matheus Fernandes Assis, de 23 anos, não conseguiu fugir e ainda ficou ferido por conta da explosão.
“Chama a atenção o modo profissional que realizaram a fuga. A ironia é que o marido dela não conseguiu fugir e outros detentos sim. Além de não efetuar a fuga, a esposa acabou sendo presa em flagrante. Os planos não saíram a contento e ele está bastante machucado”, disse a delegada Paula Meotti ao G1.
Segundo a publicação, a fuga aconteceu na tarde desse domingo (15), no fim do horário de visitas. A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou que 19 internos fugiram e oito ficaram feridos. Até a manhã desta segunda-feira (16), um foi recapturado e três receberam alta médica.
Os prisioneiros fizeram duas explosões: uma numa cela, para distrair os guardas, e outra nas proximidades do muro, abrindo um buraco para a fuga.
Akylla foi presa logo após a ação, ao buscar um carro que foi usado por alguns presos na fuga. “Ela teria deixado um veículo ligado nas proximidades do presídio para que após a explosão pudesse ocorrer a fuga. Inclusive, combinaram o local que o veículo seria abandonado. Ela retornou para buscar o veículo só que, para o azar dela, uma viatura da Polícia Militar chegou nesse exato momento”, contou a delegada.
+ Rio teve mais de 4 mil tiroteios em 5 meses de intervenção, diz balanço
A mulher disse ter organizado a entrada de dez explosivos e de um cordel. Outras mulheres ajudaram na entrada. “Ela teria facilitado a entrada, entregando os explosivos para outras duas mulheres, que teriam entrado com os explosivos dentro do presídio. Depois, ela entrou com o cordel escondido nas partes íntimas”, disse a delegada.
Jacson Delúbio Santana de França, de 24 anos, também foi detido sob suspeita de ajudar na fuga. Ele revelou ter sido contratado para o serviço por uma facção criminosa de tráfico de drogas.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Prisionais em Goiás, Maxsuell Miranda das Neves, a unidade abriga 450 presos, mas tem capacidade para 120. Os internos que fugiram eram de celas diferentes.
Veja a lista dos fugitivos:
Vinicius Henrique Libaneo da Conceição
José Vinicius Pereira Silva
Edvan Esteves
Djavan Oliveira Gabriel - recapturado
Danrlei Rodrigues Veras da Silva
Jardson Oliveira Santos
André Brasil Ribeiro
Alex Junio Bispo da Silva
Cássio Dumont Martins Tavares
Wilson Ribeiro da Silva Filho
Ítalo Kaique Araujo da Silva
Frederico Alves de Sousa
David Oliveira Maciel
Marcos Vinicius de Souza Batista
João Paulo Ferreira da Costa
Fernando da Silva Brandão
Rafael de Jesus Oliveira
Fabrício Miranda Ferreira
Lucas Stefano dos Santos