Meteorologia

  • 23 DEZEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mais dois presos denunciam tortura em quartel no Rio

Eles revelaram durante audiência que sofreram agressões dentro de uma “sala vermelha” na 1ª Divisão de Exército, na Vila Militar

Notícias ao Minuto Brasil

11:46 - 06/02/19 por Notícias Ao Minuto

Justiça Audiência

Novas denúncias foram feitas à Justiça por três presos que afirmam terem sido torturados dentro de um quartel do Exército na Zona Oeste do Rio, em agosto do ano passado. Os depoimentos foram dados na terça-feira (5), em audiência na Central de Assessoramento Criminal (CAC) do Tribunal de Justiça.

Segundo destaca o jornal Extra, até o momento, sete homens detidos numa operação das Forças Armadas no Complexo da Penha já revelaram terem sofrido agressões dentro de uma “sala vermelha” na 1ª Divisão de Exército, na Vila Militar.

Mulher é presa por esfaquear os dois filhos durante 'surto' no Piauí

Jefferson Luiz Rangel Marconi, de 26 anos; Marcos Vinícius do Nascimento, de 21, e Ricardo da Conceição Glória, de 33, já haviam prestado depoimento um dia após a prisão, mas não tinham revelado a tortura dentro do quartel.

"Eles me colocaram numa cadeira, virado para a parede, e começaram a fazer perguntas. Achavam que, só porque moro lá, sou obrigado a saber de tudo. Como não sabia, me batiam com uma ripa nas costas e na cabeça. Me fizeram comer papel. Perguntaram que gosto tem. Eu disse ‘‘nenhum’’. Depois botaram spray de pimenta no papel e mandavam eu comer. Depois falavam: “Agora tem gosto, né! Responde o que a gente quer”," contou Jefferson à juíza Simone Ferraz.

A reportagem refere ainda que os jovens possuem marcas de tiros de bala de borracha. Eles afirmaram que foram atingidos ainda na favela. As lesões foram atestadas pelos exames de integridade física feitos por uma médica na ocasião.

Os presos afirmam que não se conheciam e foram abordados em pontos diferentes da favela no dia da operação. Dois dos réus — Ricardo e Marcos — sequer moram na favela. Ricardo é lutador de MMA, vive em Marechal Hermes e estava no local para ir a um baile funk. Marcos é mototaxista, mora em Duque de Caxias e foi levar um passageiro na Penha no dia da ação.

Eles foram presos em flagrante acusados de portarem 3kg de maconha e 2kg de cocaína, além de carregadores e munição para fuzis e pistolas. Os rapazes negam que estivessem com o material.

Campo obrigatório