Dez importantes fatos sobre o colesterol
A estimativa é de que 2,6 milhões de pessoas morram por ano em todo o mundo devido a alguma doença provocada por altos níveis de colesterol
© .
Lifestyle colesterol
O colesterol elevado é um vilão que exige alterações por vezes drásticas na vida dos doentes. Normalmente os médicos recomendam algumas mudanças radicais na alimentação e hábitos de saúde (como praticar exercício físico ou deixar de fumar) – em alguns casos, até mesmo cirurgia. Temido entre todos, o colesterol é ainda um problema sobre o qual sabemos pouco.
A publicação List 25 reuniu algumas curiosidades a respeito do problema que afeta tantas pessoas em todo o mundo.
1 – Diferenças
O colesterol é insolúvel no sangue e, por isso, viaja pela corrente sanguínea sendo transportado em carreiras conhecidas como lipoproteínas. Há dois tipos de lipoproteínas: as de baixa densidade (LDL, da expressão low-density lipoprotein), que é o colesterol ‘mau’, e a de alta densidade (HDL, da expressão high-density lipoprotein), que é o colesterol ‘bom’.
O LDL é considerado a vertente ‘má’ do colesterol por que a sua estrutura favorece a formação de placas de gordura no interior das artérias, o que as torna menos flexíveis. O HDL, por outro lado, é considerado ‘bom’ justamente pelo seu poder de remover os depósitos do colesterol mau das paredes internas dos vasos sanguíneos.
3 – Em cadeia
Todo o nosso corpo depende do colesterol para um bom funcionamento, uma vez que a substância desempenha um papel importante em termos hormonais, neuronais e digestivos, por exemplo.
4 – Diferença entre produção e ingestão
O fígado é o órgão que produz 75% do colesterol utilizado pelo corpo. Os outros 25% ficam por conta do que escolhemos comer.
5 – Alerta
A estimativa é de que 2,6 milhões de pessoas morram por ano em todo o mundo devido a alguma doença provocada por altos níveis de colesterol – desde ataques cardíacos a acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
6 – Recomendação
Depois de completar os 20 anos de idade, é fundamental realizar exames sanguíneos periódicos que verifiquem os níveis dos dois tipos de colesterol e também dos triglicéridos, outro tipo de gordura no sangue.
7 – Entre os campeões
Entre os alimentos mais ricos em colesterol está o ovo: cada um contém 180 miligramas.
8 – Equilíbrio
Ter o colesterol alto é prejudicial, mas ter níveis muito baixos, também. Mulheres grávidas, por exemplo, se tiverem níveis insuficientes de colesterol, podem dar à luz prematuramente.
9 – Dois lados
Altos níveis de colesterol ‘mau’ podem provocar ataques cardíacos, falha renal, cirrose hepática e disfunções eréteis. Esse mesmo colesterol, quando em níveis normais, é fundamental para uma vida sexual saudável, já que é um facilitador da produção dos hormônios sexuais progesterona, testosterona e estrogênio.
10 – Diferenças entre gêneros
Geralmente, os homens têm índices de colesterol mais elevados do que as mulheres, mas isso muda quando chegam à menopausa, por volta dos 55 anos. A partir daí, os níveis de colesterol no corpo feminino aumentam e, inclusive, ficam mais elevados do que os mantidos em média pelos homens.