Quer contribuir para a visão do seu filho? Deixe-o brincar ao ar livre
Brincar ao ar livre pode reduzir as taxas de miopia nas crianças
© Pixabay
Lifestyle Olhos
Uma experiência feita na China sugere que ter um tempo para as atividades ao ar livre todos os dias na escola durante três anos reduz a taxa de miopia das crianças.
Como aponta o estudo publicado na última edição da revista JAMA, a miopia alcançou níveis epidêmicos em jovens adultos em algumas zonas urbanas da Ásia oriental. Nestas áreas entre 80 e 90% dos estudantes do Ensino Secundário sofrem de miopia, um transtorno que parece ir aumentando mais lentamente nas populações de origem europeia e do Médio Oriente, como reporta o ABC.
Na experiência realizada em escolas de Guangzhou, na China, os alunos foram inscritos numa aula de 40 minutos de atividades ao ar livre depois do horário escolar. As conclusões apontam “uma diferença de 9,1% na incidência de miopia, o que representa uma redução relativa de 23% de miopia depois dos três anos”, explicam os investigadores.
Com base nestas conclusões, os cientistas aconselham os pais a deixar que os seus filhos brinquem ao ar livre e que participem também. Além de contribuir para a saúde da visão, contribui para a saúde geral e para a relação entre pais e filhos.