Cientista cria método que altera cor da íris castanha para azul
Porém, alguns oftalmologistas dizem que a mudança pode trazer riscos para a saúde dos olhos
© Pixabay
Lifestyle Olhos
Ter olhos azuis é o sonho de muita gente. Porém, quem nascia com a íris castanha só podia recorrer as lentes de contato para a mudança. Agora, graças a um médico, isso pode mudar.
De acordo com o UOL, o procedimento é inédito no mundo e foi desenvolvido pelo cientista e médico norte-americano Gregg Homer. O método ainda está em fase de testes. Desde o início, há cerca de 10 anos, 37 pacientes realizaram a cirurgia, todos com sucesso.
O site conta que a cirurgia é feita na clínica do médico e dura cerca de 20 segundos. Para a mudança, ele usa apenas laser, que age na íris e inicia o processo de despigmentação. O processo continua após a aplicação do laser e é preciso esperar cerca de 30 dias para que esteja concluído.
A alteração da cor só é possível porque o médico descobriu que todo olho castanho possui no fundo uma íris azul. Então, basta despigmentar a 'cor superficial' e aguardar o fim do processo.
A reportagem do UOL lembra que, ainda que Homer afirme que o procedimento não oferece riscos à saúde, diversos oftalmologistas dizem o contrário. Entre os argumentos está o fato de existir a possibilidade da despigmentação causar o aumento da pressão ocular e até glaucoma.