Três razões para desfrutar de um copo de vinho tinto esta noite
O consumo moderado desta bebida faz bem ao coração e à mente.
© DR
Lifestyle vinhos
O vinho tinto é estudado há muitos anos e acredita-se que tenha uma série de benefícios para a saúde (quando consumido com moderação, é claro). Com o apoio da ciência, analisamos alguns dos possíveis benefícios do vinho tinto.
Pode proteger o coração:
O vinho tinto pode ter vários efeitos cardio-protetores, e uma revisão recente revelou que o consumo desta bebida está associado a um menor risco de desenvolver doenças cardíacas. Mas a American Heart Association aponta um problema a esta investigação, afirmando que não há vínculo de causa-efeito estabelecido e vários outros fatores, como hábitos alimentares, podem desempenhar um papel.
Pode aguçar a mente:
Os flavanóis do vinho podem proteger as células do corpo que sustentam vasos sanguíneos saudáveis - um benefício fisiológico essencial que pode melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro. Estudos em animais sugerem que o resveratrol, em particular, pode prevenir o declínio da memória relacionado à idade.
Pode promover a longevidade:
Estudos populacionais de longo prazo associaram o consumo moderado de álcool a uma vida mais longa. A ciência também sugere que é possível fortalecer o efeito do resveratrol com uma dieta equilibrada que enfatize alimentos ricos em nutrientes, repletos de fibras, vitaminas e minerais.