Veja as frutas altamente nutritivas e mais fáceis de achar em setembro
De acordo com especialistas, itens possuem elevado valor nutricional e apresentam diversos benefícios ao organismo
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lista uma série de frutas que podem ser encontradas com mais facilidade no mês de setembro e possuem elevado valor nutricional. Confira a relação a seguir:
Acerola
Fruta pequena de cor vermelha e formato arredondado, a acerola tem um sabor ácido e levemente adocicado e é considerado um dos alimentos mais ricos em vitamina C. Também é fonte de vitamina A, fósforo, manganês, magnésio, cálcio, ferro, potássio e cobre.
Por conter tantas vitaminas e minerais, os benefícios são inúmeros, entre eles, o controle de açúcar no sangue, o combate à fadiga e a redução das dores musculares e articulares.
Laranja lima
A laranja lima tem como característica um sabor mais suave e mais doce comparada às outras laranjas, sendo assim, muito recomendada para bebês e gestantes pela grande quantidade de vitamina C, que é um poderoso antioxidante e ainda tem ação anti-inflamatória.
Desde que consumida com o bagaço, traz o benefício de fibras, que ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo, no controle do açúcar no sangue e na sensação de saciedade. Possui ainda vitamina A, cobre, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B.
Maçã nacional fuji
A maçã fuji possui vitaminas A, C e D e minerais como o potássio. Além disso, também tem pectina, caracterizada como uma fibra solúvel que auxilia no equilíbrio do colesterol e na boa saúde intestinal.
Ainda, tem em sua composição flavonoides como a quercetina, composto com propriedades antioxidantes, que tem efeitos protetores no sistema cardiovascular, renal e hepático.
Mexerica
A mexerica é fonte de vitamina A, aliada à saúde dos olhos, e é muito rica em vitamina C, imprescindível para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, é abundante em antioxidantes naturais, fibras e o potássio. Ela ajuda na boa digestão, favorece o trânsito intestinal e auxilia no controle da pressão arterial.