Melancia: a companheira da pressão arterial
Uma pesquisa americana comprovou os benefícios gerados na pressão arterial em obesos pelo consumo da fruta
© Pixabay
Lifestyle Fruta
De acordo a pesquisa publicada no American Journal of Hypertension, um estudo da Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos, afirma que a melancia pode reduzir a pressão arterial em pessoas com excesso de peso.
Segundo os cientistas, em épocas que a temperatura é mais baixa, o coração tende a trabalhar mais, o que provoca um estresse cardíaco maior, uma vez que a pressão para o bombeamento de sangue aumenta. Segundo a coluna de Rosana Jatobá, no iG, os obesos teriam mais riscos de ter ataques cardíacos quando expostos a climas de baixas temperaturas ou durante o inverno.
Portanto, estes pessoas deveriam consumir a melancia. Liderado pelo professor Arturo Figueroa, a pesquisa durou três meses e teve como alvo 13 homens e mulheres obesos, de meia idade e hipertensas. Conheça mais seis benefícios da melancia.
O estudo dividiu as pessoas em dois grupos: uma parte das pessoas ingeriu placebo durante seis semanas. No mesmo período, a outra turma tomou L-citrulina e L-arginina, ambas de extrato de melancia. Depois, eles inverteram a medicação pelas seis semanas restantes.
Durante a análise, os participantes não tomaram quaisquer medicamentos para o controle da pressão arterial e não puderam alterar o estilo de vida, como fazer dietas ou intensificar atividades físicas. Para simular condições de tempo frio, os estudados mergulhavam as mãos em água a 4º C, ao mesmo tempo que os pesquisadores mediam pressão e outros aspectos vitais.
A investigação demonstrou que consumir melancia teeve um impacto positivo na pressão sanguínea e em parâmetros vasculares. Vale destcar que a fruta é diurética, antioxidante e dá sensação de saciedade.
Confira uma receita de suco com a melancia:
Bata 500g de polpa de melancia
¾ xícara de chá de água de coco
1 colher de sopa de gengibre
Tome na hora!