Jovem e saudável: Alimentos antienvelhecimento para incluir na dieta
São recomendações de Michael Moseley, médico, especialista em dietas e autor.
© Shutterstock
Lifestyle Alimentação
Quando se trata de retardar o envelhecimento, há alguns fatores muito importantes a serem considerados. Segundo o médico, autor e especialista em dietas Michael Moseley, citado pelo jornal Mirror, o segredo está em proteger a saúde do intestino através da alimentação.
Moseley fala sobre certos alimentos capazes de manter o intestino saudável e fazer uma diferença real na desaceleração ou até mesmo na reversão do envelhecimento. Para fundamentar suas recomendações, ele conversou com cientistas que se concentram na área do envelhecimento.
De acordo com suas pesquisas, a genética não tem o impacto que se pensava neste processo. O mais importante é o estilo de vida e, além disso, comer com foco na saúde intestinal é algo fundamental para envelhecer bem e viver muito além da expectativa de vida média.
Para alimentar a microbiota intestinal e retardar o envelhecimento, é aconselhável incluir mais fibras vegetais na alimentação, assim como frutas e vegetais de diferentes cores. O especialista explica que a melhor forma de estimular as bactérias benéficas do intestino é através de alimentos fermentados, como chucrute, kefir e kimchi.
Moseley também ressalta a importância de lembrar que alimentos ricos em açúcar têm o impacto oposto e não combatem o envelhecimento, podendo até piorar a saúde intestinal.
Proteger a saúde do intestino através da alimentação é um passo importante para retardar o envelhecimento e viver uma vida saudável por mais tempo. Ao adotar hábitos alimentares saudáveis, é possível cuidar do corpo e da mente, prolongando a expectativa de vida com qualidade.
Leia Também: Comer estes quatro alimentos de manhã só aumenta a gordura visceral